Políticas Educacionais Contemporâneas” é tema de jornada na UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 26 de setembro de 2016 12h09min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Estudantes, professores e toda a comunidade regional podem participar gratuitamente da I Jornada sobre Políticas Educacionais Contemporâneas, que acontece na UFFS – Campus Chapecó, na quarta-feira (5) e quinta-feira (6). O evento é promovido pela Associação Nacional de História – Núcleo Santa Catarina (ANPUH-SC) e pelo Curso de Licenciatura em História da UFFS – Campus Chapecó, com apoio do Laboratório Escrita, Memória e Arte (LEMA), do Grupo de Pesquisa Historiografia, Linguagens e Memória (GP-HLM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (GEHDEB).

A Jornada inicia na quarta-feira (5) pela manhã, com a palestra “O partido da Escola sem Partido”, a partir das 9h, no Auditório do Bloco A. A convidada será a professora Olinda Evangelista (UFSC). O evento segue à noite, às 19h30, com Circe Bittencourt (USP), que abordará “Currículos de História nas políticas do Neoliberalismo do Século XXI”. A palestra acontece no Auditório do Bloco B. Já na quinta-feira (6), às 19h30min, o professor Rafael Saddi (UFG) fala sobre “Organizações Sociais na Educação: Projeto de Governo e Resistências”, no Auditório do Bloco B.

Conforme um dos organizadores da Jornada e secretário geral da ANPUH-SC, professor da UFFS – Campus Chapecó, Fernando Vojniak, os objetivos da realização do evento estão em torno do estímulo ao diálogo entre estudantes, professores e pesquisadores sobre temas constantes dos objetivos curriculares dos cursos de licenciatura da UFFS, promover a divulgação científica e incentivar a participação da comunidade nas atividades sobre os debates atuais das políticas educacionais.

Aos estudantes e futuros professores, Vojniak ressalta a importância da participação, já que os debates são “fundamentais para a adoção de um posicionamento crítico sobre o passado, o presente e o futuro da educação pública no Brasil”.