PET Saúde GraduaSUS participa de Mutirão contra a Dengue
Cerca de 50 alunos estiveram envolvidos nas atividades junto com professores e agentes de saúde de Chapecó

Publicado em: 27 de março de 2017 14h03min / Atualizado em: 28 de março de 2017 08h03min

Limpeza, sensibilização e conscientização da população de Chapecó para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, foram atividades que professores e estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFFS – Campus Chapecó, integrantes do PET Saúde GraduaSUS, participaram na sexta-feira (24) e sábado (25).

Durante a sexta-feira, os estudantes distribuíram materiais informativos e conversaram com a comunidade acadêmica, dentro do Campus Chapecó. Já no sábado, em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó, os estudantes se dividiram entre os trabalhos de conscientização com a população na praça central da cidade, enquanto outros realizaram, junto com agentes comunitárias de saúde, mutirões de limpeza nas casas dos bairros São Pedro e Seminário.

Para a professora do Curso de Enfermagem e uma das coordenadoras do PET Saúde GraduaSUS, Débora Tavares, a preocupação com o mosquito e com as doenças transmitidas por ele tem aumentado. “Há uma preocupação que em abril e maio o número de casos aumente em função das chuvas e do tempo ainda quente. Além disso, sabe-se que o mosquito tem se proliferado também em água suja, o que aumenta ainda mais os focos”, explicou.

Para a estudante da 3ª fase do Curso de Enfermagem, Francielli Gomes, as atividades realizadas exerceram um importante papel na formação. “As atividades de sábado aproximaram os estudantes com a realidade pública local, pois tivemos a oportunidade de realizar vivências que favorecem ambos os lados, comunidade e educação, unindo população e pesquisa durante o desenvolvimento das atividades”, afirmou.

O estudante da 9ª fase, Aldair Weber, também ressaltou que a participação junto ao Mutirão contra a Dengue representou para os acadêmicos uma aproximação com a realidade social e epidemiológica existente, assim como o exercício de seu papel social enquanto cidadão e futuro profissional de saúde. “Através da aprendizagem adquirida nesses momentos extraclasse ocorre a fomentação de discussões, dentro da Universidade, nos componentes curriculares, fortalecendo cada vez mais o ensino e a formação junto à realidade do SUS”, concluiu.