Pesquisadora da UFFS – Campus Chapecó analisa representação social de estudantes a partir de imagens

Publicado em: 11 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Um projeto de pesquisa desenvolvido na UFFS – Campus Chapecó e financiado pelo CNPq (chamada 22/2014) está gerando análises interessantes sobre o universo dos estudantes universitários. A partir de imagens – desenhos e fotografias feitas por estudantes – a professora Ariane Franco Lopes da Silva está avaliando essa identidade em construção de quem está numa nova fase da vida: a de acadêmico.

A pesquisa é um recorte de outra, maior, intitulada “Representações sociais sobre a vida universitária e identidade discente: expectativas e desafios de estudantes em cursos de licenciaturas no contexto da política de expansão universitária”, e que conta ainda com as pesquisadoras Lísia Michels e Marisol Melo. Nessa ramificação, o foco é a análise a partir somente das imagens. “Ou seja, como as imagens auxiliam a acessar e compreender melhor as representações sociais de ser estudante universitário”, explica Ariane.

Inicialmente, a professora pediu que 71 estudantes fizessem fotos ou desenhos que os representassem enquanto estudantes. Baseada na Teoria das Representações Sociais, idealizada pelo pesquisador Serge Moscovici, o grupo passou à análise. Para tal, os desenhos e as fotografias foram agrupados em categorias temáticas. “A imagem é um veículo, um canal de expressão de representações”, pontua ela.

A pesquisa ainda não chegou ao fim, mas, conforme a professora, questões como a sensação de pertencimento a um determinado grupo e a conciliação de trabalho e estudo foram dois pontos bastante comuns nas imagens analisadas. Com mais resultados, no fim do ano as professoras Ariane, Lísia e Romilda Ens (pesquisadora da PUC-PR, que também atua com o tema) finalizarão a edição e publicarão um livro com textos sobre a temática. Serão nove capítulos escritos pelas pesquisadoras e por autores convidados.

Os resultados parciais, entretanto, já rendem: em julho, a professora participou do V Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2016), na Universidade Lusófona do Porto, em Portugal. Ela apresentou o trabalho "Representações sociais sobre a vida universitária e identidade do estudante: imagens, palavras e seus significados”. “A experiência de compartilhar os dados da pesquisa com investigadores de diversas instituições e de discutir o potencial da análise das imagens nos estudos em representações sociais foi bastante interessante e enriquecedora”, finaliza.