No processo de aprender a ensinar, estudantes fazem mostra de Artes
I MAP tem obras de estudantes de Pedagogia

Publicado em: 06 de julho de 2017 17h07min / Atualizado em: 07 de julho de 2017 08h07min

Desenhos, pinturas e colagens expostos no hall de entrada do Bloco da Biblioteca, na UFFS – Campus Chapecó, compõem a I Mostra de Artes da Pedagogia (MAP). Depois de estudarem sobre a importância do ensino de Artes nas escolas no componente curricular “Ensino de Artes: conteúdo e metodologia”, estudantes da sexta fase de Pedagogia também realizaram algumas obras.

Segundo a professora do componente curricular, Ariane Franco Lopes da Silva, os trabalhos foram mais no sentido de despertar artistas “esquecidos” em tempos passados. “Procuramos recuperar as experiências de criança. A arte faz parte do crescer, e o objetivo foi justamente retomar essa memória de criança”, ressalta a professora.

Uma das estudantes da turma, Kamila Fernanda Zanco, lembra que o ensino de Artes nas escolas “desacomoda, faz pensar e convida a ter uma atitude crítica diante dos acontecimentos”. Para ela, as experiências foram bastante importantes para aprender como se dá o ensino de Artes.

A exposição vem no mesmo sentido. “Para a criança, essa atitude de mostrar o que foi produzido tem grande importância. Ela realiza as atividades com um propósito e tem seu trabalho valorizado, visto por outras pessoas, não apenas para o professor atribuir uma nota. Nós, pedagogos em formação, confirmamos isso”, finaliza.

A I MAP durará uma semana. O grupo de artistas constitui-se por: Alana Castro, Ana Lúcia Ferreira, Anderson de Abreu, Camila Taglietti, Caroline Rorig, Claudia Carasek, Cristiane Baldin, Danusa Bigolin, Edivania Cecchetti, Elizandra Petri, Géssica Rollwagen, Isabela da Costa, Jaqueline Frigeri, Jeane Camargo, Jéssica Seibert, Josiane Plucisnki, Juliana Machado, Kamila Zanco, Larissa Ritter, Liamara Schuck, Mariane Colaço, Michele Nenes, Monique Marcante, Pamela Cora, Patricia Bonad, Patricia Moroso, Paula da Silva, Priscila Nunes, Roberta Prigol, Simone Zuffo, Stéfani Bosco, Suzieli Schneider e Viviane Gularte.