Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas da UFFS – Chapecó realiza reunião para constituição do núcleo

Publicado em: 26 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Depois da aprovação do regulamento geral e do regimento interno, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) da UFFS – Campus Chapecó se reúne na quarta-feira (30), às 19h20min, no Auditório do Bloco A, para formalizar a constituição do Núcleo, compondo coordenação e grupo de trabalho.

O núcleo atende à legislação que propõe e regula a inserção destes temas – afrobrasileiros e indígenas – nas instituições de ensino brasileiras, mais especificamente a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.

A constituição do Núcleo no Campus Chapecó atende uma demanda de vários professores que desde 2011 trabalham com as temáticas afrobrasileiras e indígenas. O Neabi vai atuar na pesquisa, cultura e extensão e acompanhar os projetos pedagógicos dos cursos, principalmente os de licenciaturas, para que a formação atente para o conhecimento da cultura afro e indígena. Além disso, fortalecerá o debate e o enfrentamento contra o racismo que negros e indígenas sofrem, contribuindo com ações pontuais e firmes para garantir que eles entrem e permaneçam na Universidade em condições de igualdade.