Nota é emitida a estudantes de Enfermagem e Medicina
Tema é a Ação estratégica "O Brasil Conta Comigo"

Publicado em: 06 de abril de 2020 12h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2020 16h04min

A Direção, a Coordenação Acadêmica e as coordenações dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó emitiram uma nota sobre a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”.

Baixe o anexo da notícia (em .pdf) ou leia a nota, abaixo.

NOTA

Assunto: Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”

Destinatários: Acadêmicos matriculados nos cursos de Enfermagem e Medicina

Considerando a Portaria Nº 492, de 23 de março de 2020, emitida pelo Ministério da Saúde, que institui a Ação Estratégica: “O Brasil Conta Comigo” e o Edital Nº 04, de 31 de março de 2020, emitido pelo Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de adesão e cadastro à Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”;

Esclarecemos que as Instituições de Ensino Superior - IES, neste caso, a UFFS, não participam diretamente do Edital e não são responsáveis pela execução das etapas de credenciamento e adesão. Os documentos citados esclarecem que as instituições envolvidas são os estabelecimentos de saúde dos municípios que aderem ao Programa descrito, conforme as disposições do Edital Nº 04 de 31 de março de 2020 – Ministério da Saúde.

Esclarecemos, em decorrência do exposto e conforme consta nos itens 5.2.3.3.1 do referido edital, que a carga horária “[...] poderá (grifo nosso) ser utilizada como substituta de horas devidas em sede de estágio curricular obrigatório, não os desobrigando de cumprir carga horária prevista para outras áreas do estágio curricular obrigatório [...]”, ficando a cargo da UFFS definir a respeito da utilização ou não – definição esta que ainda não ocorreu no âmbito da UFFS.

Assim, considerando se tratar ação diretamente movida por instituições de saúde e pessoas físicas da área de saúde, onde destacamos a presença de ALUNOS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA, RECOMENDAMOS ATENTA LEITURA AO EDITAL 04, retro citado, dada a obrigatoriedade do cadastro, conforme consta no item 3, com destaque ao item 3.2.1 e aos subitens 3.2.1.1 a 3.2.1.3, em que são indicados os alunos que devem realizar o cadastramento, a partir de 02/04/2020.

Chapecó, 03 de abril de 2020.

Roberto Mauro Dall’Agnol                                                                        Gabriela de Oliveira Gonçalves
                          Diretor do Campus                                                                                    Coordenadora Acadêmica

Agnes de Fátima Pereira Cruvinel                                                         Crhis Netto de BrumCrhis Netto de Brum
      Coordenadora do Curso de Medicina, em exercício                                     Coordenadora do Curso de Enfermagem