NAP realiza formação no Campus Chapecó
Atividade vai discutir formato semipresencial nos cursos

Publicado em: 22 de agosto de 2017 17h08min / Atualizado em: 23 de agosto de 2017 08h08min

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Campus Chapecó realiza na quinta-feira (24), às 14h, no auditório do Bloco A, a formação “O formato semipresencial nos cursos de Graduação (presenciais) da UFFS: desafios e possibilidades para a reformulação dos PPCs”. A atividade será conduzida pelo pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, e o secretário especial de Tecnologia e Informação, Claunir Pavan.

De acordo com a pedagoga do NAP, Dariane Carlesso, diante do cenário de reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação (PCCs), o NAP Chapecó assumiu a tarefa, juntamente com a Coordenação Acadêmica, de assessorar estes processos. “Estamos acompanhando as discussões sobre o domínio Conexo e agora subsidiando os colegiados nas demandas relacionadas à legislação, organização da matriz. Nosso objetivo é dialogar, principalmente, com os Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos, pois se ocupam mais diretamente com a reformulação dos PPCs”, explicou.
Ainda segundo Dariane, como todos os cursos do Campus Chapecó estão reconhecidos pelo MEC, há possibilidade de inserir até 20% da carga horária total na modalidade semipresencial. “É importante que fique claro que nossos cursos permanecem essencialmente presenciais. O que passa a ser possível, desde que muito bem planejado no projeto de curso, é destinar um percentual da carga horária para atividades que fomentam a autonomia do estudante, através do semipresencial. Sabendo da complexidade do tema e do necessário aprofundamento que deveremos fazer ainda neste ano, propomos esta atividade com a PROGRAD e SETI”, afirmou.
A formação inicialmente vai realizar uma exposição sobre as bases legais e os princípios pedagógicos desta forma de organização curricular e, em um segundo momento, uma apresentação exploratória das ferramentas acessíveis na UFFS, com o professor Claunir Pavan. Logo após haverá um debate, em que serão possíveis tirar as dúvidas e encaminhar sugestões.