Música e Direitos Humanos: oficina aberta à comunidade acontece na UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 02 de setembro de 2016 14h09min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Ocorre na UFFS – Campus Chapecó a oficina de música “Cantando os Direitos Humanos”, na quinta e na sexta-feira (8 e 9). Aberta a toda a comunidade – acadêmica e regional, a oficina tem como objetivo promover uma atividade cultural e formativa, abordando questões relevantes na atualidade.

Das 13h30min às 17h, na sala 309 do Bloco A, o coordenador da oficina, professor do curso de História da UFFS – Campus Chapecó, Claiton Márcio da Silva, e cinco estudantes do curso farão atividades de composição de letras e arranjos musicais com a temática proposta. Previamente, o professor fará uma fala e haverá um debate sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Na quinta à noite, no Auditório do Bloco dos Professores, ainda acontece uma conversa musical com o músico David Rat. Baterista norte-americano radicado em Chapecó, Rat compôs a banda Rat at Rat R, influente no cenário alternativo Art Rock na década de 80. Conforme o professor Claiton, o músico, que também é defensor dos direitos dos animais, falará sobre música, novas canções, trajetória de vida, cenário internacional.

Estas são as primeiras atividades do coletivo “Guatamblues”. “O nome é uma provocação. É uma mistura de elementos tradicionais e modernos: Guatambu é conhecido popularmente como um lugar abandonado pelo Estado, é o lugar do abandono e da tradição. E do outro lado, o blues elétrico, a ideia norte-americana, moderna. Embora a gente não toque blues, o nome é provocativo neste sentido”, explica ele. O objetivo é que futuramente novas ações sejam desenvolvidas.