Mestrado em Filosofia publica primeiro edital de processo seletivo
PPGFIL terá 15 vagas para ingresso no Mestrado no segundo semestre de 2019

Publicado em: 14 de março de 2019 07h03min / Atualizado em: 14 de março de 2019 10h03min

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UFFS – Campus Chapecó abre, pela primeira vez, processo seletivo para ingresso no mestrado. Aprovado no último ano, o Mestrado oferece 15 vagas para ingresso no segundo semestre de 2019. O regramento completo do processo seletivo está no Edital nº 258/GR/UFFS/2019.

As inscrições, abertas até 12 de abril, podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, exceto feriados, na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação (sala 309 do Bloco da Biblioteca). Também é possível enviar os documentos pelos Correios, conforme o item 3.2 do Edital.

Os documentos necessários para a inscrição são: Formulário de Inscrição (Anexo I) preenchido e assinado; cópia simples do documento de identidade e do CPF; cópia simples do diploma de curso superior de Graduação, reconhecido pelo MEC, ou do certificado de conclusão de curso superior ou declaração de Instituição de Ensino Superior (IES) informando que o candidato concluirá o curso de Graduação até o ato de matrícula no  Mestrado; cópia simples do histórico escolar de Graduação; currículo impresso, na versão fornecida pela Plataforma Lattes do CNPq (modelo resumido padrão), documentado; pré-projeto de pesquisa vinculado obrigatoriamente a uma das linhas de pesquisa do PPGFIL (“Conhecimento, Linguagem e Realidade” ou “Ética e Filosofia Política”), conforme formatação explícita no edital;  Declaração de Autoria de Pré-projeto (Anexo II) preenchida e assinada. No formulário será necessário indicar: a língua estrangeira na qual pretende comprovar proficiência; a necessidade de atendimento especial para a realização de cada uma das etapas e os recursos especiais necessários, se for o caso e a situação de reserva de vaga, se for o caso.

A seleção terá a avaliação do pré-projeto de pesquisa (caráter eliminatório), uma prova escrita sobre conhecimento específico (caráter classificatório e eliminatório) e a arguição do pré-projeto e do currículo lattes (caráter classificatório). A prova escrita está prevista para o dia 31 de maio e as arguições acontecerão de 12 a 14 de junho. O cronograma completo está disponível no item 5.1 do Edital.

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia é um programa recém aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que começou suas atividades em 2019. Ele é composto por 14 professores permanentes da UFFS, dos campi Chapecó e Erechim. "Além disso, contamos com três professores colaboradores da UFSC, em Florianópolis. O programa da UFSC em filosofia é considerado de excelência e os professores  de filosofia da UFSC são pesquisadores experientes, renomados nacionalmente e internacionalmente. Com certeza eles agregarão muito ao nosso quadro de jovens pesquisadores permanentes da UFFS", ressalta o coordenador do programa, professor Newton Marques Peron.

 




Atos normativos relacionados: