Materiais para gestantes e puérperas são desenvolvidos por estudantes de Medicina
Feitos com embasamento científico e orientação de professora, materiais estão disponíveis para download

Publicado em: 30 de abril de 2021 15h04min / Atualizado em: 30 de abril de 2021 17h04min

Estudantes de Medicina da UFFS – Campus Chapecó produziram uma cartilha e um folder sobre a covid-19 voltados a gestantes e puérperas. O material é gratuito e está disponível a todos os interessados para download. A cartilha e o folder também estão disponíveis no site do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - Núcleo Chapecó (Cebes).

Sob a orientação da professora Maira Rossetto, as estudantes Fernanda dos Anjos, Flora Alcantara Nunes, Millena Daher Medeiros Lima, Nágilla Moreira Cordeiro visaram, com o material, promover orientações para esse público, provendo o autocuidado de gestantes e puérperas durante essa fase de pandemia da covid-19.

A falta de materiais atualizados que pudessem orientar profissionais de saúde, além das muitas controvérsias a respeito do assunto, foram as grandes motivações para o trabalho. “O 'Manual de Recomendações para Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de Covid-19' foi lançado pelo Ministério da Saúde em maio de 2020. Ou seja, quase um ano depois ainda não há uma atualização sobre o tema por parte do Ministério da Saúde. Também, na literatura brasileira, ainda foi pouco estudada essa questão. Por isso, penso que o mais difícil do processo de estudo foi encontrar materiais atualizados sobre a covid-19 nesse grupo de risco específico. Por outro lado, para a compilação e criação da cartilha foi preciso escolher bem as informações lá descritas, pois são várias as dúvidas por parte das gestantes e puérperas, e queríamos conseguir trazer o máximo de informações a elas no espaço delimitado que tínhamos”, afirma Vanessa.

Para a criação do material, as estudantes buscaram, inicialmente, cartilhas e folders para entender o que já havia sido divulgado. “Depois, realizamos a busca por literaturas nacionais e internacionais, indexadas a bases de dados como PubMed e MEDLINE, além de manuais e notas publicadas pelo Ministério da Saúde, Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), e Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO),” ressalta Millena.

Segundo Flora, na cartilha voltada às gestantes há informações referentes à covid-19 e seus sintomas, os riscos de contrair a doença durante a gestação, o pré-natal, cuidados com o parto, medidas de prevenção e sobre vacinação contra a covid-19 em gestantes. Já na cartilha destinada às puérperas também são encontradas informações referentes à covid-19, medidas de prevenção, possíveis complicações durante o parto e puerpério, aleitamento materno, recém-nascidos, impacto emocional da pandemia e vacinação contra a covid-19 em puérperas. “A gravidez é um momento especial, cheio de emoções e expectativas. No entanto, para as gestantes e puérperas que enfrentam a pandemia de covid-19, o medo, a ansiedade e a incerteza afetarão esse momento de felicidade. Por esse motivo, a cartilha traz mais conhecimento para que essas mulheres possam proteger a si e a esse novo ser que em breve virá ao mundo. Além disso, a cartilha também traz informações a respeito de consultas de pré-natal e amamentação, que não devem ser descontinuados nesse momento”, frisa a estudante.

Nágilla lembra que gestantes e puérperas estão enquadradas na população de risco de contrair covid-19. “Por isso, as práticas de higiene adequadas como lavagem periódica das mãos e uso do álcool 70º é indicado. Além disso, o uso de máscaras também é recomendado e deve ser utilizada de forma correta, cobrindo nariz e boca. Também é importante manter o isolamento social”, destaca ela.

Mais materiais para consulta

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Recomendações para Assistência à Gestante e Puérpera frente à Pandemia de COVID-19. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota Técnica nº 13/2020 – COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS de 04 de maio de 2020. Recomendações acerca da atenção puerperal, alta segura e contracepção durante a pandemia dá COVID-19. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota Técnica n° 9/2020 - COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS de 10 de abril de 2020. Recomendações para o trabalho de parto, parto e puerpério durante a pandemia da COVID-19. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota Técnica nº 1/2021 – DAPES/SAPS/MS de 15 de março de 2021. Recomendações referentes à administração de vacinas Covid-19 em gestantes, puérperas e lactantes, incluindo os esclarecimentos que devem ser fornecidos para tomada de decisão.