Maratona de Programação: cinco dos seis melhores times da região são da UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 26 de setembro de 2016 08h09min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

A UFFS – Campus Chapecó estará mais uma vez na final nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação. E os estudantes de Ciência da Computação Alesom Zorzi, Kétly Machado e Matheus Dall Rosa, também. Pelo segundo ano consecutivo, a equipe AKM representará a UFFS – Campus Chapecó, neste ano, em Belo Horizonte, em novembro.

O trio ficou com a 28ª colocação dentre as 779 equipes inscritas na fase regional da maratona. Na sede regional, o time ficou em segundo, atrás apenas do time da URI.

A notícia não é positiva somente para a AKM. As vagas são limitadas para a final nacional, mas outras quatro equipes da UFFS – Campus Chapecó ficaram nas primeiras colocações na sede regional (veja abaixo).

Para o treinador do programa de Extensão Clube de Programação, professor Emílio Wuerges, o resultado deixou o curso – professores e estudantes – bastante satisfeitos. “Estamos competindo de igual para igual com times de outras universidades que existem há muito mais tempo no país. Significa que o ensino que oferecemos tem o mesmo potencial de universidades mais estabelecidas”, destacou.

Para tal resultado, os estudantes treinam bastante. Atualmente, qualquer interessado – mesmo que não seja estudante da UFFS – pode participar do clube. Os treinos acontecem nas terças-feiras à tarde, na sala 405 do Bloco B. Estimulando a autonomia e a ajuda entre os colegas, o clube fortalece as equipes com o passar dos anos.

O estudante João Paulo Castilho é voluntário no clube. Ele explica que a cada encontro há um tópico diferente. No início, problemas são resolvidos conjuntamente. Depois, é deixada uma lista de exercícios pré-selecionados para a resolução durante a semana.

Quem tiver interesse em participar pode enviar um e-mail para emilio.wuerges@uffs.edu.br.

Veja a composição das equipes:

2º lugar: AKM

Alesom Zorzi