Mais de R$ 337,5 mil em materiais são repassados ao HRO
Entrega foi realizada pela UFFS – Campus Chapecó na tarde de segunda-feira (12)

Publicado em: 13 de julho de 2021 14h07min / Atualizado em: 14 de julho de 2021 10h07min

A UFFS – Campus Chapecó repassou mais de R$ 337,5 mil em materiais para a Associação Lenoir Ferreira de Vargas (ALFV), administradora do Hospital Regional do Oeste (HRO) na tarde de segunda-feira (12). O valor soma-se aos cerca de R$ 13 mil de outra entrega, ocorrida recentemente, resultando em um total de mais de R$ 350 mil ao HRO.

Os materiais de uso hospitalar fazem parte do repasse de recursos financeiros às instituições federais de ensino superior, visando apoiar os cursos de graduação em medicina das universidades que não possuem hospitais universitários próprios, para uso nos cenários de práticas para o internato.

Na entrega, representando a UFFS – Campus Chapecó, estiveram o diretor Roberto Mauro Dall’Agnol; a coordenadora Acadêmica, Gabriela Gonçalves de Oliveira; o coordenador Administrativo, Diego Boeno; a professora do curso de Medicina, Thais Helou; além do presidente do Conselho Comunitário, Lenoir Broch.  Representaram a ALFV: o presidente da Diretoria Executiva, Reinaldo Fernandes Lopes; o vice-presidente, Celso Edmar Grando Coletti; e o diretor geral do HRO, Osmar Arcanjo de Oliveira. Além disso, o médico Hélvion Antônio Ribeiro Filho, diretor técnico, e o médico intensivista e coordenador da UTI Covid, Renan Goulart Finger, também marcaram presença por alguns momentos na reunião.

“Essa comunicação entre nós é de relevante importância para que possamos evoluir, inclusive cientificamente”, destacou o presidente Reinaldo. Outro ponto ressaltado pelo presidente da associação foi a possibilidade de soma de esforços científicos por meio da pesquisa. Quanto à entrega dos materiais, ele falou a respeito da questão financeira: “Nossa associação não tem um fundo próprio para gerir, então precisamos dessas parcerias.”, finalizou.

O diretor da UFFS – Campus Chapecó lembrou que os cursos de medicina e enfermagem, que são os que mais têm contato com o HRO, utilizam continuamente os espaços do hospital para estágios, para internato, para o aprimoramento e formação dos acadêmicos e para trabalhos e pesquisas conjuntos entre profissionais e professores das instituições. “Essa relação, cada vez mais intensa e harmonizada com o hospital, é motivo de muita alegria. Hoje fazemos o repasse de recursos na forma de materiais que têm grande importância para o hospital, principalmente nesse momento em que há uma lotação significativa, e essa é uma forma que a universidade tem de deixar mais uma contrapartida pelo recebimento que fazem dos nossos alunos, pelo apoio na formação dos nossos alunos. Além disso, também aproveitamos esse momento para discutir estratégias e novas alternativas futuras de aproximação e desenvolvimento de atividades conjuntas”.

Ele ainda pontuou que os valores repassados são significativos: o quantitativo é proporcional a,  aproximadamente, 50% do orçamento anual desconcentrado do Campus.

Por fim, Broch também colocou o Conselho Comunitário e a entidade da qual é representante – a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) – à disposição para fazer as pontes que as entidades julgarem necessárias com a comunidade e para contribuir no estreitamento do trabalho entre elas.