Livro “Leituras desauratizadas, tempos precários, ensaios provisórios” é lançado durante Semana Acadêmica de Letras
Obra reúne ensaios de João Cezar de Castro Rocha e é organizado pelo professor Valdir Prigol

Publicado em: 11 de dezembro de 2017 10h12min / Atualizado em: 11 de dezembro de 2017 10h12min

Durante a intensa programação da VII Semana Acadêmica de Letras e III Instituto de Estudos Linguísticos do Campus Chapecó, o professor do curso de Letras, Valdir Prigol, lançou um livro organizado por ele, que reúne ensaios curtos de João Cezar de Castro Rocha sobre textos literários e imagens.

No livro "Leituras desauratizadas, tempos precários, ensaios provisórios", de acordo com Prigol, o autor utiliza uma perspectiva comparada para mostrar como a produção literária e artística latino-americana quase sempre produziu leituras desauratizadas, isto é, obras que emulavam outras obras, mas não a partir dos originais e sim a partir de cópias. “Uma das estratégias que o autor utiliza para pensar esta questão é observar leitores lendo, especialmente, como eles leem e desconstroem os textos e imagens hegemônicas”, explicou.
O livro está organizado em quatro partes: Impasses e promessas, Américas imaginárias, Olhar museus, Temas brasileiros. No livro, a imagem de leituras desauratizadas funciona também como uma metáfora de nossas leituras. “Como textos literários e imagens são caracterizadas por uma alta densidade de indeterminação, eles admitem muitas leituras. Tantas quantos forem os leitores”, afirmou.
Já a imagem da capa demonstra o modo como estes ensaios são produzidos: lendo os textos e imagens. Parece simples, mas é uma entrada às avessas do que normalmente se faz no presente, pois nesse caso o autor parte dos textos e a partir deles mobiliza a história e a teoria.
Neste sentido, para o organizador, o livro é fundamental para pensar os modos como lemos. “Além do mais, neste livro estão os mais belos ensaios de João Cezar de Castro Rocha, entre eles: Culturas Shakespearianas; Dom Casmurro: a obra-prima da reciclagem e A lírica do exílio e a cultura brasileira. Por sugestão do autor, organizei ensaios que ele publicou no jornal Rascunho e fiz a apresentação do livro”, concluiu.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco e Editora Argos.