Liga Acadêmica de Neurociências (LANEU) está com inscrições abertas para seleção
Seleção de integrantes será na quinta-feira (6)

Publicado em: 03 de junho de 2019 13h06min / Atualizado em: 03 de junho de 2019 13h06min

Até a quarta-feira (5) estão abertas as inscrições para seleção de novos estudantes para a Liga Acadêmica de Neurociências (LANEU) da UFFS – Campus Chapecó. Para a inscrição, os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 5 ou doar um livro (preferencialmente infantojuvenil), que irá para a Biblioteca Municipal.

A prova está marcada para a quinta-feira (6). Já no dia 12 acontece a aula Inaugural, às 19h, com palestra dos professores Jorge Ferrabone e Zuleide Ignácio. O tema será “Doença de Huntington – Aspectos Fisiopatológicos, Neuroanatômicos e Clínicos”. As inscrições serão feitas diretamente com os alunos Amanda Gollo Bertollo (98911-9962), de Enfermagem, e Jéssica Daniela Schröder (99990-1258), de Medicina. Os detalhes sobre a seleção estão no Edital (abaixo).

Sobre a LANEU

O programa de Extensão consiste em uma entidade estudantil, sem fins lucrativos, fundada e coordenada por acadêmicos do curso de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó, sob orientação de professores vinculados aos cursos e com formação e prática específicas que são abordadas na grande área de neurociências.

A LANEU tem como apoiadora a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas (ABLAM), um órgão nacional que auxilia no desenvolvimento de atividades das organizações estudantis da saúde.

As premissas básicas da LANEU são: - promover estudos, discussões e atividades de integração, abordando assuntos do vasto campo de atuação das Neurociências; - promover atividades de extensão em locais como hospitais e outros espaços específicos de pacientes com doenças neurológicas e/ou psiquiátricas; - proporcionar atividades de pesquisa, integradas com as atividades de Extensão; - promover a disseminação dos conhecimentos e resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo da LANEU, tanto para o público interno, quanto para a comunidade regional; - promover a integração dos conhecimentos produzidos e adquiridos no âmbito da Universidade, com conhecimentos da comunidade científica e popular externa à UFFS.

Para a realização desses objetivos, a LANEU contará com distintos grupos de estudantes, os quais, com apoio e orientação de professores integrantes da Liga, estudarão e trabalharão em ações e projetos específicos que serão organizados e sistematizados considerando a sua característica e especificidade. As ações dos grupos específicos serão socializadas e debatidas com todos os integrantes da LANEU em encontros que serão programados, tanto para a socialização das ações específicas, quanto para seminários gerais com discussão de casos clínicos, artigos de revisão e outros materiais relacionados a assuntos diversos das Neurociências. Além de proporcionar a ampliação de conhecimentos aos acadêmicos das áreas da saúde da UFFS, espera-se que as ações e os projetos realizados através da LANEU aproximem a UFFS da comunidade regional, beneficiando-a com suas experiências. Espera-se também que a Liga possa integrar Ensino, Pesquisa e Extensão em suas ações, além de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem mais ativa e, portanto, maior integração profissional com a realidade da população.

 

EDITAL Nº 1/ LIGA ACADÊMICA DE NEUROCIÊNCIA – PROCESSO SELETIVO 2019

 

1-PARTE 1 - NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO:
    A Liga Acadêmica de Neurociência (LANEU), subordinada a fiscalização realizadas pelo Centro Acadêmico de Medicina Índio Condá (CAMIC) e Centro Acadêmico da Enfermagem (CAENF) e também pela Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas (ABLAM), comunica que, no período 31/05/19 até dia 05/06/19 estarão abertas as inscrições para seleção de acadêmicos de medicina para membro efetivo que desejam participar das atividades desenvolvidas pela LANEU.

2. DAS INSCRIÇÕES
 2.1. Poderão se inscrever acadêmicos do curso de medicina e enfermagem  para membro efetivo que estejam cursando regularmente suas atividades acadêmicas. Requisito mínimo é estar cursando o 2º período.
2.2. As inscrições serão feitas diretamente pelo com Os alunos:   Enfermagem (Amanda Gollo Bertollo) e Medicina (Jéssica Daniela Schröder).
 
2.3. Para efetuar a inscrição, o acadêmico deverá preencher o formulário de inscrição. A inscrição somente será efetivada mediante a entrega de um livro (será doado para Biblioteca Municipal de Chapecó) ou então no valor de 5 reais (que usado para compra de livros da doação).
2.4. O candidato será responsável pela veracidade dos dados fornecidos e pela autenticidade dos documentos apresentados na inscrição. 2.5. O valor da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese, bem como, não será permitida a transferência do valor pago como taxa de inscrição para outra pessoa, assim como, a transferência da inscrição para pessoa diferente daquela que a realizou. Será fornecido o recibo do pagamento.
2.6. Todas as despesas referentes à participação do candidato no processo seletivo são de total responsabilidade do aluno (caneta, lápis e borracha).
 2.7. O candidato com limitações físicas que necessite de condições especiais para realizar a prova deverá informar a diretoria da LANEU.

3.  DA SELEÇÃO
3.1 Serão disponibilizadas 20 vagas, sendo 10 para acadêmicos de medicina e 10 para acadêmicos de enfermagem.
3.2 Será aplicado prova teórica de múltipla escolha no dia 06/06/2019 as 18:30 horas em sala a ser definida da UFFS/Chapecó. Podendo alterar o horário caso choque com alguma disciplina ou pedidos de mudança.
PARÁGRAFO ÚNICO: Mediante número menor que 20 de inscritos, todos candidatos serão efetivados.Caso as 10 vagas de medicina não tenham sido preenchidas, poderá ser realocada para enfermagem, e vice-versa.
3.3 A prova será composta por 15 questões, contendo os conteúdos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuro histologia, neurosemiologia e Saúde Mental. Sendo a ordem de classificação o número de acertos.
PARÁGRAFO ÚNICO: O critério de julgamento em casos de empate será estipulado pelo aluno que se encontra na fase mais avançada do curso, caso mantido o empate, histórico escolar.
4.0. DISPOSIÇÕES FINAIS
 4.1. A data de início das atividades e da apresentação dos novos membros à Liga será avisada com antecedência.
 4.2. O candidato aprovado que desistir não poderá retornar posteriormente, apenas mediante outro edital de seleção.
4.3. Se por qualquer motivo um dos associados for excluído ou abandonar suas atividades, a Diretoria reserva-se ao direito de preencher a vaga remanescente por meio de lista de espera a partir da seleção realizada.
4,4 A aprovação e efetivação como membro integrante será oficializada mediante o pagamento da semestralidade, no valor de vinte e cinco (25) reais para o tesoureira Ana Beatriz Mafra
4.5 A LANEU irá desenvolver no decorrer do ano de 2019 e 2020 ações voltadas à extensão, pesquisa e cultura. De modo geral, será feito atividades teóricas, com aulas e discussões de casos clínicos, práticas de anatomia, semiologia e outros afins, e pesquisa/ extensão com cuidadores e pacientes com Alzheimer de Chapecó.  

ANEXO 1
REFERÊNCIAS
Referências utilizadas para elaboração da prova:

1.    CHENIAUX. As características centrais da síndrome depressiva, E. Manual de psicopatologia – 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. (Capítulo: 22)

2.    SCHATZBERG, A.F. Manual de Psicofarmacologia Clínica, 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. (Capítulo 2)

3.    DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. – 2ª . ed. – Porto Alegre: Artmed, 2008.  (Capítulo 2)

4.    Livro Neurociências: desvendando o sistema nervoso - Bear, Mark F. 4ª ed. (Cap 2 - Neurônios e Glia)

5.    Livro Neuroanatomia Funcional- Angelo Machado.  3ª ed. 
Cap 6- Anatomia Macroscópica do Tronco Encefálico e do cerebelo
Cap 7- Anatomia Macroscópica do Telencéfalo

6 . Livro  de Semiologia médica- Porto e Porto 7ª edição
Parte 15- Sistema Nervoso (Exame clínico- p. 1190-1214).

7.    HALL, John Edward; GUYTON, Arthur C. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017
UNIDADE IX - O Sistema Nervoso: A. Princípios Gerais e Fisiologia Sensorial. CAPÍTULO 46 - Organização do Sistema Nervoso, Funções Básicas das Sinapses e Neurotransmissores.