"Letras e Lutas”: projeto da UFFS – Campus Chapecó seleciona jovens para curso

Publicado em: 13 de fevereiro de 2017 16h02min / Atualizado em: 08 de março de 2017 16h03min

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para o Projeto de Extensão “Letras e Lutas”, promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. Os interessados devem enviar a documentação prevista no EDITAL para letraselutasuffs@gmail.com até domingo (19).

Serão selecionadas cem pessoas para atuarem como coordenadoras de turma. Podem concorrer jovens entre 16 e 29 anos, vinculados a entidades e/ou organizações populares ligadas à juventude do campo e da cidade, que tenham disponibilidade de carga horária para participar das ações do projeto e desenvolver as oficinas locais conforme cronograma de atividades.

A documentação necessária para envio está no próprio edital. Também é preciso que o candidato escreva uma carta de intenções.

A duração do projeto é de doze meses. Os selecionados terão custeio de despesas de transporte, alimentação e hospedagem nas atividades presenciais. A previsão é que a matrícula e o início do primeiro módulo seja em 3 de março.

Para o coordenador geral do projeto, professor Antônio Luiz Miranda, pretende-se “fortalecer a relação da UFFS com a comunidade regional visando contribuir na construção de uma sociedade mais crítica, justa e sustentável”.

Também estão na Coordenação do projeto o professor Willian Simões e o técnico-administrativo Diego Bueno.

 

Objetivos do projeto:

1. Contribuir na formação/capacitação de 1.100 jovens do campo e da cidade, contemplando no percurso formativo temas envolvendo múltiplas dimensões da vida jovem: cultura, política, economia e ambiente.

2. Fomentar uma formação integral à juventude catarinense, alargando experiências e percepção de mundo, investindo na constituição de uma postura crítica em relação ao meio político-cultural e social em que se inserem.

3. Fortificar o espaço público de debate, dar ênfase ao comprometimento mútuo como caminho para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

4. Formar lideranças, fortalecendo e mobilizando organizações e lideranças juvenis como construtores de seu próprio mundo.