Lançado o GT de Saúde Mental
Profissionais, usuários de Caps, gestores, professores e estudantes participaram das discussões

Publicado em: 10 de julho de 2017 19h07min / Atualizado em: 11 de julho de 2017 08h07min

O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental da Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial foi lançado e teve uma reunião de trabalho na tarde de segunda-feira (10), na UFFS – Campus Chapecó. O professor Anderson Funai, que iniciou o Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas (CRR) na UFFS – Campus Chapecó, organizou o evento, fez contatos e foi a ponte para que a reunião acontecesse na Instituição.

Parte do público está de costas e, de frente estão os componentes da mesa de honra

Participaram do lançamento, gestores, usuários de serviços de atenção psicossocial, profissionais que atuam na área, professores e estudantes. Compuseram a mesa de honra na abertura do evento, o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, a diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, o deputado estadual Cesar Valduga, a presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), prefeita de Arvoredo, Janete Paravisi Bianchini, o representante da Secretaria de Saúde de Chapecó, psicólogo do Caps Odinei de Souza, o professor Anderson Funai, e a representante da Associação dos Usuários de Caps (Asucaps), Margarete Franceschina.

O vice-reitor ressaltou a alegria em receber a sociedade civil organizada nos espaços da UFFS. Ele também colocou a Instituição à disposição para parcerias com entes federais, estaduais e municipais. A diretora da UFFS – Campus Chapecó destacou a satisfação com o tema. “São sujeitos, muitas vezes, excluídos de processos de trabalho, de educação. É necessário abordar a inclusão”.

A presidente da Amosc lembrou o quanto essas questões da saúde mental implicam toda a sociedade. Odinei frisou a importância do planejamento em um contexto de cuidado e querer que o outro esteja bem. Margarete abordou o histórico da associação, as relações criadas entre os associados e o quanto o suporte e o acolhimento dos profissionais do Caps é importante para seu equilíbrio.

O professor Anderson enfatizou que a presença e as experiências dos usuários agregam nos estudos do tema saúde mental. “Precisamos trazer as pessoas que vivenciam os seus processos para nos ensinar. Hoje, com o lançamento do GT, estou muito contente”.

Valduga sustentou que é essencial os deputados receberem informações e ouvirem a sociedade – neste caso, profissionais e usuários, principalmente. E finalizou pedindo que os cidadãos proponham mudanças, indiquem possibilidades e leis que possam ser readequadas.

Depois das falas de todos os membros da mesa, o grupo passou às discussões. Alguns dos temas abordados pelos participantes da reunião perpassaram pelas dificuldades dos usuários dos Caps em conseguir empregos formais, a formação e o preconceito, que ainda é um grande bloqueio à inclusão.

Grupo de pessoas está em uma roda de conversa