Lançado livro “Território e sociedade: novos estudos sobre Chapecó e região"
Professor do curso de Geografia do Campus Chapecó é um dos organizadores da obra

Publicado em: 04 de dezembro de 2018 09h12min / Atualizado em: 04 de dezembro de 2018 09h12min

Com o objetivo de dar continuidade na divulgação do conhecimento científico que vem sendo produzido, de modo disperso, sobre as dimensões das relações entre território e sociedade na cidade de Chapecó (envolvendo também as articulações com seu espaço rural) e em sua região de influência (oeste de Santa Catarina e alguns municípios do Rio Grande do Sul), acaba de ser lançado o livro “Território e sociedade: novos estudos sobre Chapecó e região".
Um dos organizadores da obra é o professor do curso de Geografia do Campus Chapecó, Ederson Nascimento, juntamente com os professores da Unochapecó, Ana Laura Villela e Cláudio Maia. O conjunto de textos apresentado no livro procura analisar, interpretar e aproximar Chapecó e região dos estudos e debates nacionais e internacionais, atentando para as particularidades de processos locais e regionais.
São 16 trabalhos reunidos, redigidos por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento como Arquitetura e Urbanismo, Administração, Engenharia Civil, Economia, Geografia, História, entre outras, e oriundos de diferentes universidades e empresas. Os capítulos estão agrupados em duas partes: uma, que reúne textos sobre o espaço regional de Chapecó (com sete textos) e outra, com nove textos, com estudos sobre a cidade e o município de Chapecó. Todos abordam importantes temas como a formação histórico-territorial, urbanização, dinâmica econômica e populacional, usos de recursos naturais e impactos socioambientais, habitação social, condições de vida no espaço urbano, planejamento territorial e políticas públicas.

Para o professor Ederson Nascimento, a obra consiste em mais uma importante contribuição para o conhecimento histórico e geográfico de Chapecó e articulação com a (e sua importância na) região. “As universidades do município (principalmente UFFS, Unochapecó e Unoesc) têm, no âmbito de seus programas de pós-graduação e dos projetos institucionais de seus pesquisadores, produzido uma série importante de estudos sobre o território e a sociedade na cidade. Porém, a divulgação 'pulverizada' destes resultados dificulta a apreensão da visão de conjunto, fundamental para o conhecimento mais amplo da realidade local/regional, necessário para o processo de intervenção. Procuramos, com esta obra, fornecer uma contribuição neste sentido”, afirmou.
O livro foi publicado pela editora Novas Edições Acadêmicas em meio impresso (disponível para compra apenas na internet) e em PDF (download gratuito). Acesse os links abaixo para fazer o download da obra do repositório digital da UFFS ou para comprar online:

Link para baixar o livro.
Link para comprar online