Inscrições do Processo Seletivo para cidadãos haitianos iniciam no dia 5
As vagas em disputa são para os cursos de Administração, Pedagogia e Ciência da Computação

Publicado em: 31 de maio de 2019 12h05min / Atualizado em: 31 de maio de 2019 14h05min

Cidadãos haitianos que moram no Brasil e que desejam fazer um curso de graduação têm mais uma oportunidade de ingresso na UFFS – Campus Chapecó. De 5 a 12 de junho estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial para Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos (PROHAITI). O Edital nº 533/GR/UFFS/2019 prevê duas vagas no curso de Administração, cinco em Pedagogia e duas em Ciência da Computação.

O Processo Seletivo será composto de uma redação, com caráter eliminatório. O candidato que escrever menos de dez linhas ou obtiver nota zero será eliminado. Além disso, haverá uma prova com 20 questões objetivas de múltipla escolha, para avaliação de conhecimentos de Língua Portuguesa, de caráter classificatório.
As provas estão previstas para o dia 7 de julho. O resultado definitivo sai no dia 15 de julho. Os aprovados entram nos cursos já no início do semestre letivo 2019.2, em 1º de agosto.

Nos próximos dias, servidores divulgarão o Processo Seletivo nas agroindústrias, locais nos quais cidadãos haitianos, com frequência, trabalham.
Atualmente, a UFFS tem 112 graduandos haitianos, dos quais 94 estudam no Campus Chapecó. O PROHAITI foi criado na UFFS em 2013, numa parceria com a Embaixada do Haiti no Brasil. O primeiro Processo Seletivo foi em março de 2014. O PROHAITI visa contribuir com a integração dos imigrantes haitianos à sociedade local e nacional por meio do acesso aos cursos de graduação da UFFS. As vagas ofertadas nos Processos Seletivos do PROHAITI são suplementares.