Inscrições de trabalhos para o III Simpósio em Saúde e Alimentação (SSA) seguem até o dia 15/06
O evento acontece em agosto e, nessa edição, terá dez palestras

Publicado em: 14 de junho de 2019 10h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2019 11h06min

Até sábado (15/06), interessados podem submeter trabalhos para o III Simpósio em Saúde e Alimentação (III SSA) nas modalidades resumo expandido e resumo simples. Além disso, essa também é a data limite para as inscrições para ouvintes com o valor de primeiro lote. Todas as informações relativas às inscrições estão no site do III SSA.

Na terceira edição, o evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, nos dias 28 e 29 de agosto. O simpósio é promovido pelo grupo de pesquisa coordenado pela professora da UFFS – Campus Chapecó, Margarete Dulce Bagatini, que também é orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da UFSC e Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFSM.

O evento terá dez palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos. Haverá premiação aos seis melhores trabalhos – três resumos simples e três expandidos.
Na última edição foram mais de 40 apresentados, de diversas instituições de Ensino Superior da região. Todos os trabalhos são indexados no periódico do simpósio, que possui número de ISSN e, portanto, tem determinada relevância para o currículo do autor.

Conforme uma das organizadoras, Beatriz Bonadiman, os temas das palestras trazem conteúdos bastantes falados atualmente, mas com um viés científico: a seleção dos palestrantes teve o critério de experiência na área.

Dentre os temas abordados, estarão: suplementação alimentar, questões psicológicas ligadas ao emocional e obesidade, relação intestino – cérebro e alimentos probióticos.

Ainda, segundo Beatriz, inicialmente o SSA foi pensado para os estudantes, já que na região não havia um evento científico voltado à temática. Entretanto, o simpósio desperta bastante interesse de um outro público – na última edição, profissionais de mais de dez municípios da região participaram do SSA. “Todos são bem-vindos. Frisamos a importância da participação dos estudantes pela possibilidade de conversarem com pesquisadores de outras instituições, de despertarem para possibilidades de pesquisa, para tomarem conhecimento de novidades na área. Além disso, a participação será certificada com 16 horas complementares”, ressalta ela.

Quanto à área, Beatriz destaca que o ser humano vem buscando melhorar a qualidade através da alimentação. “Há muitas pesquisas publicadas que mostram que a alimentação pode influenciar a saúde, inclusive mostrando que a alimentação pode até  mesmo mudar genes. Ainda, outros estudos tratam da capacidade antioxidante, antitumoral e anti-inflamatória de determinados alimentos. Os alimentos estão diretamente associados à melhoria da qualidade de vida e influenciam na expectativa de vida das pessoas”, aponta ela. Por outro lado, a pesquisadora lembra que a área é muito ampla. “Os produtos naturais podem ser testados nas mais diversas doenças. Se conhece pouquíssimo sobre produtos naturais da região e até mesmo do país. É um campo interessante, já que podemos buscar produtos naturais que, por exemplo, potencializem os efeitos dos quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer”, finaliza.