Inscrições abertas para seleções em cinco mestrados e um doutorado da UFFS – Campus Chapecó
Gratuitos, os cursos têm inscrições até 12 de maio

Publicado em: 13 de março de 2023 12h03min / Atualizado em: 11 de abril de 2023 14h04min

Cinco programas de pós-graduação da UFFS – Campus Chapecó estão com inscrições abertas dos processos seletivos para aluno regular: Educação (mestrado), Geografia (mestrado), Estudos Linguísticos (mestrado e doutorado), História (mestrado) e Ciências Biomédicas (mestrado). Cada programa tem especificidades no processo seletivo, mas todos têm o mesmo prazo de inscrições: até 12 de maio.

Os mestrados e o doutorado são gratuitos. O ingresso dos aprovados acontece no segundo semestre de 2023.

A coordenadora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício do Campus Chapecó, Angela Derlise Stübe, ressalta que cursos de pós-graduação stricto sensu podem ser um diferencial na carreira de profissionais. "Em um mercado de trabalho cada vez mais complexo e que exige qualificação, a UFFS oferece oportunidade única de cursar mestrado e doutorado de excelência em cursos gratuitos com professores-pesquisadores extremamente qualificados".

A professora lembra, ainda, que os grupos de pesquisa dos programas de mestrado e de doutorado da UFFS contam com parcerias e redes nacionais e internacionais, o que qualifica a formação, bem como é uma oportunidade a quem deseja se aprofundar na pesquisa. Além disso, os mestrandos e doutorandos podem concorrer a bolsas de estudo. "Vale destacar que esses cursos possuem bolsas da CAPES e da própria UFFS para um número significativo de seus alunos, o que contribui para que mestrandos e doutorandos possam se dedicar integralmente à pesquisa científica".

Outro ponto enfatizado pela professora é o desenvolvimento regional proporcionado pelos estudos realizados nos mestrados e doutorado. "As pesquisas desenvolvidas nesses cursos, além do olhar mais amplo e universal, também lançam um olhar específico para a realidade local e regional, contribuindo de modo significativo e direto para o desenvolvimento de nossa região, como por exemplo, para compreensão de sua realidade linguística, para políticas educacionais, gestão em saúde, compreensão histórica, formação docente em diferentes áreas do conhecimento, entre outros", finaliza a coordenadora.

Saiba mais sobre os processos seletivos

O Edital nº 130/GR/UFFS/2023, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), prevê até 15 vagas, sendo sete vagas direcionadas para a linha de pesquisa 01: História da Agricultura, do Povoamento e do Meio Ambiente; e oito vagas para a linha 02: História dos Movimentos e das Relações Sociais. São três etapas de seleção no PPGH: análise do projetos, arguição sobre projeto de pesquisa e da bibliografia indicada no edital e pontuação do currículo.

Conforme o Edital nº 142/GR/UFFS/2023, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas (PPGCB) seleciona até 15 mestrandos nas duas linhas de pesquisa: Estresse Oxidativo, Inflamação e Sistema Purinérgico e Diagnóstico, Inovação e Intervenções Terapêuticas em Saúde. A seleção terá a análise do currículo e a apresentação do projeto de pesquisa e arguição.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) seleciona até 24 estudantes para o mestrado e até 12 para o doutorado. São três linhas de pesquisa: Práticas discursivas e subjetividades, Diversidade e mudança linguística e Língua e cognição: representação e processamento da linguagem. De acordo com o Edital nº 218/GR/UFFS/2023, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, são três etapas de seleção: prova escrita de conhecimento específico, exame de proficiência em língua estrangeira e arguição do pré-projeto e do currículo.

No Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) são oferecidas 24 vagas, sendo 12 na linha de pesquisa Políticas Educacionais e 12 vagas para a linha de pesquisa Formação de Professores. O Edital nº 221/GR/UFFS/2023 prevê três etapas de seleção: prova escrita, análise de pré-projeto de pesquisa e arguição sobre o pré-projeto de pesquisa.

Segundo o Edital nº 224/GR/UFFS/2023, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) seleciona até 15 estudantes para o mestrado. O programa, que acontece nos campi Chapecó e Erechim, tem duas linhas de pesquisa: Produção do espaço e dinâmicas naturais (oito vagas) e Produção do espaço urbano-regional (sete vagas). São três etapas na seleção: análise do pré-projeto de pesquisa, arguição sobre projeto de pesquisa e trajetória acadêmica e profissional do candidato e pontuação do currículo.

As informações completas sobre cada um dos processos seletivos devem ser conferidas nos editais.