III Semana Acadêmica de Matemática está com prazo de submissão aberto
Evento, que ocorre entre 5 e 9 de junho, é aberto a todos os interessados

Publicado em: 10 de maio de 2017 13h05min / Atualizado em: 02 de junho de 2017 16h06min

Interessados em submeter trabalhos para apresentação de comunicação científica, relato de experiências ou pôster, participar em minicursos ou ser ouvintes na III Semana Acadêmica de Matemática da UFFS – Campus Chapecó têm até o dia 28 de maio para se inscrever. O evento acontece de 5 a 9 de junho, e as inscrições estão disponíveis no site do evento.

O regramento para as submissões também está informado no site. As inscrições custam R$ 40 e devem ser pagas no credenciamento, no primeiro dia de evento.

Conforme o professor da UFFS – Campus Chapecó e membro da comissão que organiza o evento, Pedro Borges, a III Semana Acadêmica de Matemática visa oportunizar à comunidade um espaço para a apresentação de trabalhos produzidos no curso, conhecer trabalhos produzidos pela comunidade científica regional e trocar experiências com pesquisadores reconhecidos nacionalmente.

O evento tem como eixo a promoção da discussão sobre a modelagem e o uso de tecnologias na formação do professor e no ensino da Matemática. “A modelagem é uma estratégia de ensino que utiliza os conteúdos matemáticos escolares para interpretar e expressar fenômenos estudados na ciência e também aqueles próximos da vivência dos educandos.

O uso de tecnologias no ensino é uma alternativa pedagógica bastante atual, que instrumenta com recursos computacionais, a sala de aula, a comunicação aluno/professor e a pesquisa de novas informações”, enfatiza o professor.

Para ele, as semanas acadêmicas contribuem de diversas maneiras na formação dos estudantes. Primeiro, ele aponta o “conhecimento ao vivo e o diálogo com pesquisadores de grandes centros e universidades. É apenas nas semanas acadêmicas que muitos de nossos alunos têm a oportunidade de ouvir e conversar com esses pesquisadores”. Depois, referencia a experiência de organização de eventos e o trabalho coletivo, já que os estudantes participam e são responsáveis pelo planejamento e pela execução de várias tarefas do evento.

Borges cita outros fatores importantes nas semanas acadêmicas: a apresentação de trabalhos, a prática de manifestações – com questionamentos – em grande público e a interação com professores das redes de ensino.

A programação inicia no dia 5, com a palestra "Modelagem Matemática e formação de professores", que será proferida pela professora Regina Helena de Oliveira Lino Franchi, da UFABC, a partir das 19h. A terça-feira (6), é o primeiro dia dos minicursos e da exposição dos pôsteres.

O dia 7 será dedicado a comunicações científicas e relatos de experiências, além da exposição de pôsteres. O penúltimo dia do evento terá o professor Walter Antonio Bazzo, da UFSC, que abordará "Tecnologias no ensino e formação do professor de Matemática". O encerramento será no dia 9, com a palestra do professor Rodney Carlos Bassanezi (Unicamp), sobre "Modelagem na Educação Matemática". Em todas as noites, a programação inicia às 19h30.