I Seminário de Ensino de Filosofia é realizado no Campus Chapecó
Evento vai acontecer nesta quinta-feira (05)

Publicado em: 04 de dezembro de 2019 11h12min / Atualizado em: 04 de dezembro de 2019 14h12min

O curso de Filosofia do Campus Chapecó realiza, nesta quinta-feira (05), o I Seminário de Ensino de Filosofia. O evento acontece em dois momentos: a primeira palestra, que será às 14h, no auditório do Bloco B,  é “Revolta Pindorama: doutrina contra doutrina no ensino de Filosofia”, com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Filipe Ceppas. O segundo momento, que acontecerá às 19h, também no auditório do Bloco B, será a palestra “Montaigne e a caçada sincera pela verdade”, com o professor da Unioeste Gilmar Henrique da Conceição.
Para o coordenador do curso de Filosofia, Elsio Corá, o objetivo principal do Seminário é tratar do ensino de Filosofia, principalmente, na relação estreita que há entre o percurso formativo de cada estudante e a formação filosófica que se pretende alcançar ao longo do Curso. “Essas questões estão imbricadas e precisam aflorar no contexto da sala de aula e do vir a ser professor de Filosofia. Além disso, essas inquietações que povoam a formação inicial repercutem nas escolhas das metodologias de ensino e, consequentemente, na qualidade da aprendizagem”, explicou.
Corá ainda afirma que com o Seminário se pretende estimular a docência, valorizar o trabalho e a escolha pessoal de ser professor. “Para isso, entendemos que é importante a definição de temas, conteúdos específicos para a formação filosófica e para o ensino da Filosofia e, principalmente, propor momentos de diálogos para instigar estudantes e professores a (re)pensar a docência e o ensino, a partir do território e dos (con)textos diversos que formam a grande obra aberta da Filosofia”, concluiu.
As inscrições serão realizadas no local do evento.