Grupo de pesquisa da UFFS coordenará mesa temática no Encuentro de Geografías de América Latina
Mesa terá como tema o “Ensino de Geografia e Políticas Educacionais: Diálogos Coetâneos”

Publicado em: 29 de março de 2021 11h03min / Atualizado em: 29 de março de 2021 11h03min

O Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE), da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó, juntamente com o Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (GPEMGCS) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e o Grupo de Pesquisa da Universidad de La Habana/Cuba (UH), coordenarão a Mesa Temática 20, “Ensino de Geografia e Políticas Educacionais: Diálogos Coetâneos”, no XVIII Encuentro de Geografías de América Latina (EGAL).

A mesa, que será coordenada pelos professores Adriana Maria Andreis (UFFS), Willian Simões (UFFS), Carina Copatti (UFFS), Helena Copetti Callai (UNIJUÍ), Pedro Alvarez Cruz (UH), objetiva discutir sobre o ensino de Geografia e as relações com as políticas educacionais, considerando as articulações com as mudanças contemporâneas, especialmente na Ibero-América.

Assim, o grupo de trabalho debaterá pesquisas relacionadas ao ensino de Geografia que sejam resultados de estudos que dialoguem com pesquisas e/ou extensão, enquanto resultados e/ou propulsores de políticas educacionais. Entre os temas que serão aceitos, estão as bases curriculares nacionais e regionais para a Educação Básica, graduação e pós-graduação, programas ou projetos nacionais ou regionais envolvendo livros e outros recursos didáticos, projetos escolares, projetos universitários, perspectivas interdisciplinares e de diversidade.

Sobre a participação do Grupo de Pesquisa no XVIII EGAL, a professora Adriana Maria Andreis destaca que, “além de oportunidade de visibilidade internacional para a UFFS, é também uma oportunidade de integração entre o Grupo e outras instituições. Além propiciar também, oportunidade de internacionalização aos cursos de mestrado em Geografia e Educação da UFFS, que fazem parte do Grupo de Pesquisa”.

XVIII EGAL

O XVIII Encuentro de Geografías de América Latina (EGAL), acontecerá entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro de 2021, em Córdoba, na Argentina, com o tema "Construir saberes emancipatorios desde y para los territorios", na tradução literal, “Construindo conhecimento emancipatório dos e para os territórios”.

O EGAL acontece bianualmente, desde 1987, e tem como objetivo fortalecer a produção do conhecimento geográfico como contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, inclusiva e solidária.

As inscrições para apresentador de trabalho seguem abertas até 18 de abril, a programação completa e mais informações estão disponíveis no site do XVIII EGAL. ( www.egal2021.org)