Grupo de Estudos e Afetividades Trans* realiza Cine Debate no Campus Chapecó
Evento busca promover um espaço de inclusão em que "as questões trans*" possam ser discutidas

Publicado em: 07 de junho de 2017 11h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2017 11h06min

No sábado (10), a partir das 16h, no auditório da Reitoria (antigo Bom Pastor), o Grupo de Estudos e Afetividades Trans* realiza o CineTrans com a exibição do filme Transamérica, seguido de debate. Essa é a primeira atividade do grupo e tem como objetivo oferecer um espaço de entretenimento e discussão, além de um lugar para que tanto pessoas cisgêneras quanto pessoas trans* possam se conhecer.

Segundo a estudante do curso de Ciências Sociais, Emilia Braz, o grupo de estudos surgiu como resposta à carência dos debates acerca do tema. “Apesar de termos tido palestras nos dois últimos anos, são sempre situações bem pontuais e o tema acaba se dissipando com o tempo. Nosso intuito é possibilitar o acesso ao que se tem produzido sobre e (principalmente) por pessoas trans* e, a partir disso, desenvolver nossa própria linguagem, além de uma visão crítica sobre como o sistema tende a nos tratar como pessoas não-normais, dado o fato de que as identidades trans* ainda são vistas como patologias”, afirmou.
Além disso, o grupo pretende criar um movimento dentro da UFFS que busque dialogar com os setores mais variados para garantir os direitos já conquistados e para fazer os debates importantes sobre o tema. O grupo está aberto para quem quiser participar e os encontros vão ser mensais, nos finais de semana. “Escolhemos o final de semana para que pessoas trans* que trabalham durante a semana e que não estudam na UFFS possam participar também”, explicou Emilia.