Fitossanidade e Agricultura Digital são temas de evento
UFFS – Campus Chapecó é uma das promotoras do Enfit-Sul.

Publicado em: 29 de abril de 2022 13h04min / Atualizado em: 02 de maio de 2022 11h05min

A UFFS – Campus Chapecó é uma das instituições envolvidas na organização do I Encontro Sul-Brasileiro de Fitossanidade e do III Workshop Estadual sobre Manejo Fitossanitário. O evento, que ocorre nos dias 4, 5 e 6 de maio, na Sede AARA, Cooperalfa, terá palestras, apresentação de trabalhos, debates e uma demonstração de ferramentas digitais e tecnologias inovadoras. O Enfit-Sul tem como destaque as discussões dos avanços tecnológicos na agricultura.

Conforme um dos envolvidos na organização, professor Siumar Tironi, a chamada Agricultura Digital tem se voltado às pequenas propriedades de agricultores familiares. Essa é justamente a característica da maior parte das propriedades da região.

Por esse motivo, além de palestras voltadas à temática, na sexta-feira (6), haverá a demonstração de tecnologias, como sensores e drones para mapeamentos e para liberação de inimigos naturais, capina elétrica e pulverizadores eletrostática. A atividade será na área experimental da Epagri/Cepaf.

As palestras abordarão três áreas dentro da fitossanidade: fitopatologia (doenças), entomologia (pragas) e plantas daninhas.
O professor Tironi explica que os workshops sobre manejo sanitário já vinham acontecendo e tendo um bom público de técnicos ligados a cooperativas, com boa repercussão na cadeia produtiva. Segundo ele, as cooperativas entenderam que o workshop era uma boa maneira de capacitação. “Sentimos, a partir disso, a necessidade de evoluir um pouco o evento, para que fosse mais abrangente. E aí surgiu o I Encontro Sul-Brasileiro de Fitossanidade, com um caráter mais científico, com a publicação de anais. Assim, ele abrange técnicos e o público acadêmico”, pontua o professor.

O evento era programado para 2020 e, em função da pandemia, foi transferido para 2021. Porém, foi novamente reagendado, dessa vez para 2022. Mesmo assim, palestras on-line foram realizadas durante o período, apesar do entendimento dos organizadores de não abrirem mão do evento presencial.

Além do professor Tironi, que é responsável científico pela área de plantas daninhas, também está envolvido com a promoção do Enfit-Sul pela UFFS o professor Marco Aurélio Tramontin, que é vice-presidente da comissão organizadora do evento. Também participaram da promoção do evento, Epagri, UCEFF, Unochapecó, Unoesc, Cidasc e Secretaria de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de SC.