Filmes suscitam debates e reflexões em crianças
Projeto de Extensão "Cinema e Debate na Escola - Anos Iniciais" proporciona momentos de reflexão a estudantes da Escola Lourdes Lago

Publicado em: 29 de junho de 2017 20h06min / Atualizado em: 03 de julho de 2017 08h07min

Olhos atentos à tela e mãozinhas cheias de pipoca. Risos, discussões e lágrimas. A tarde de quinta-feira (29) foi de filmes e reflexões a estudantes do segundo ano do Ensino Básico da Escola Lourdes Lago. O projeto Cinema e Debate na Escola, que reúne estudantes do PET - Assessoria Linguística e Literáriae do Pibid Interdisciplinar da UFFS – Campus Chapecó, teve a terceira sessão, cujo tema foi “Deficiências”.

Estudantes em um auditório, de costas, olham para a professora, que explica de frente para a câmera

Fazem parte do projeto as estudantes petianas Suélen Barro (Pedagogia) e Keli Schepaniak (Pedagogia), e a pibidiana Bruna Eccher (História), sob a supervisão da professora Morgana Cambrussi (que está em licença maternidade, sendo substituída temporariamente pela professora Ani Marchesan). Da escola, a colaboradora é a professora Cláudia Cervenski.

As crianças assistiram aos curtas-metragens “Cordas” e “Por que Heloísa?”. Depois, as explicações foram feitas pela professora da Escola Lara Ribas, Janete Riffel, convidada pelas organizadoras. Também foi realizada uma dinâmica: alguns estudantes tiveram os olhos vendados para tentarem se colocar no lugar do outro, de alguém com uma deficiência visual. “Pensamos em despertar nas crianças reflexões sobre o respeito ao outro, ser sensível, perceber a razão da acessibilidade ser tão importante”, ressaltou a estudante Keli.

Para a professora Janete, a atividade é bastante importante para criar uma consciência nos pequenos. “É mais fácil trabalhar com a criança do que com o adulto, que já tem uma construção cheia de preconceitos. Acredito que o preconceito está no nosso olhar, e a criança tem um olhar mais puro, inocente, de ajuda”, frisou. Para ela, que atua com o Atendimento Educacional Especializado, é essencial que as crianças já tenham outra visão sobre as deficiências, já que “as barreiras são muito mais atitudinais do que arquitetônicas, por exemplo”.

O próximo encontro será na sexta-feira (7), com o tema Meio Ambiente e Desmatamento. O filme será "Lorax: Em busca da trufula perdida", e o convidado será um policial ambiental.

Professora orienta crianças que estão com olhos vendados