Feira traz produtos artesanais e culinários de empreendedoras migrantes à UFFS - Campus Chapecó
Elas fizeram parte de cursos oferecidos pela UFFS - Campus Chapecó, em uma força-tarefa que reúne Empreende UFFS, Celuffs, Ludobrinc e AVSI

Publicado em: 15 de maio de 2023 13h05min / Atualizado em: 15 de maio de 2023 15h05min

Empreendedoras migrantes vão expor seus produtos artesanais e culinários em uma feira na UFFS – Campus Chapecó, na terça-feira (16), das 9h às 20h, no hall do Bloco B. A ação marca o fim do curso Finanças Corporativas e Custos, oferecido em uma parceria da Instituição com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI – Brasil).

O último dos seis encontros aconteceu no dia 2 de maio. Durante o curso, que foi a segunda edição com mulheres migrantes, as empreendedoras aprenderam sobre a organização financeira de seus negócios com membros do Empreende UFFS; tiveram aulas de Língua Portuguesa com um bolsista do Centro de Línguas (Celuffs) e puderam ficar tranquilas, já que o atendimento aos filhos ficou sob a responsabilidade de professores e estudantes vinculados ao Laboratório de Experiências Lúdicas e Brincadeiras (Ludobrinc).

A professora do curso de Administração e uma das organizadoras do movimento Empreende UFFS Kelly Tosta frisa o esforço de várias pessoas de diversos cursos para que as atividades acontecessem. “Enfatizo, mais uma vez, a importância do trabalho coletivo. Nesse projeto estiveram engajados diretamente o Empreende UFFS, o CELUFFS e o Ludobrinc. A combinação das expertises foi fundamental para o sucesso da atividade!”.

Além disso, a AVSI forneceu transporte gratuito para que as mulheres pudessem estudar. Também pagou parte do lanche das crianças; a outra parte veio de doações.

A professora Kelly ressalta que nesta segunda edição foram aprofundados conhecimentos sobre a criação de um negócio. “Isso exigiu delas uma dedicação maior, mas, por outro lado, ofereceu a elas uma abordagem mais aplicada, com ferramentas que poderão ser facilmente utilizadas no dia a dia do negócio. Recebemos feedbacks bastante positivos por parte das participantes”, comenta a professora.

Conforme ela, a parceria com a AVSI deve seguir. “Já vamos prospectar outros temas de interesse e incluir nos nossos planejamentos”, destaca ela. As participantes do curso também podem continuar com o apoio da UFFS – Campus Chapecó, por meio da Incubadora de Negócios (INNE). “Algumas (empreendedoras migrantes) já conversaram conosco e conversaremos ainda nos próximos dias com outras. Entendemos que existe um excelente potencial empreendedor e que esse pode ser o caminho para uma vida mais digna para essas famílias. Elas chegam em nosso país cheias de esperança e vontade de fazer acontecer. Nosso papel é dar o suporte para que isso ocorra e traga resultados”, finaliza a professora.