Feira de Agroecologia e Economia Solidária inicia no dia 27
Gêneros alimentícios e produtos de comunicação serão comercializados nas quartas-feiras, no Campus

Publicado em: 22 de fevereiro de 2019 11h02min / Atualizado em: 22 de fevereiro de 2019 14h02min

A UFFS – Campus Chapecó terá várias novidades a partir de segunda-feira (25). E não trata-se somente da chegada dos calouros: as comunidades acadêmica e regional passam a contar com a Feira de Agroecologia e Economia Solidária da UFFS – Campus Chapecó. A feira é parte do Programa Agroecologia e Economia Solidária: espaço de empoderamento social e educativo (PAEPS). As feiras acontecerão nas quartas-feiras (a primeira será no dia 27), das 13h às 19h30, no hall do Bloco B.

Para a Diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, a feira abre um importante espaço de comunicação e convívio de estudantes, professores e técnicos com parte da comunidade regional dentro da Instituição. “É uma possibilidade da comunidade acadêmica interagir com alguns segmentos da comunidade regional, conhecendo os produtos dessa região”, afirma.

Serão disponibilizados gêneros alimentícios e produtos de comunicação. Eles foram divididos em categorias: gêneros alimentícios com certificação de produção orgânica: frutas, legumes, cereais, verduras e sucos; gêneros alimentícios diversos: lanches/assados/ fritos/doces; cooperativas e associações: frutas, legumes, cereais e verduras; pães/bolos/cucas/bolachas e derivados; mel e seus derivados; embutidos e derivados; comunicação: livros, revistas, jornais, informativos, mídias diversas que tenham por tema  educação popular, agroecologia, arte e cultura popular.

Conforme a chefe da Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental e coordenadora da Feira de Agroecologia e Economia Solidária da UFFS – Campus Chapecó, Rosana Lampugani, que organizou todo o processo para viabilizar a feira, os preços são definidos pelos produtores. No entanto, segundo ela, são feitas capacitações com os feirantes para orientá-los no cálculo do custo da produção.

Para que a feira se concretizasse, foi realizado um encontro com os feirantes e foi apresentado o Projeto. Também foram realizadas reuniões de orientação sobre o processo de chamamento público, cujo objeto foi credenciar e habilitar unidades familiares e associações e/ou cooperativas de produtores agroecológicos e da economia solidária com empreendimentos fundados no conceito de sustentabilidade, interessados em participar do Programa Agroecologia e Economia Solidária do Campus Chapecó.

Participarão da feira: Kombi Livraria, na categoria comunicação; Cooperativa de Produção Artesanal de Guatambu (COOPERGUATAMBU) e Associação de Apicultores e Meliponicultores de Quilombo (AAMQ), na categoria Cooperativas e Associações. A seleção aconteceu com base no Edital nº 69/GR/UFFS/2019, que estabeleceu as regras para credenciamento de unidades familiares e associações e/ou cooperativas de produtores agroecológicos e de economia popular solidária com empreendimentos fundados no conceito de sustentabilidade.

Conforme Rosana, a expectativa é muito grande, “pois, além de fornecer alimentos saudáveis para a população, produzidos localmente e sem o uso de agrotóxicos, teremos acesso a alimentos frescos, com isso, nós, consumidores, apoiaremos a agricultura local, garantindo condições de permanência dos agricultores no campo".