Eventos trazem à discussão assuntos relacionados ao “Setembro Amarelo”
Palestras promovem reflexão sobre causas que podem desencadear transtornos psiquiátricos e sofrimentos psíquicos ao longo da vida

Publicado em: 27 de agosto de 2019 11h08min / Atualizado em: 27 de agosto de 2019 17h08min

A Liga Acadêmica de Neurociências (LANEU) promove eventos alusivos ao “Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio”. A ideia é discutir causas que podem desencadear transtornos psiquiátricos e sofrimentos psíquicos ao longo da vida. As palestras acontecem nos dias 5 e 12, ambas a partir das 18h, no Auditório do Bloco B. As inscrições estão abertas e devem ser feitas online.

No dia 5 serão três palestras: “Pesquisa experimental sobre privação materna” (com a professora de Enfermagem da UFFS Zuleide Maria Ignácio, que tem atuação em pesquisas básicas relacionadas aos psiquiátricos); “Impacto da privação materna no desenvolvimento infanto-juvenil” (com a professora de Enfermagem da UFFS Marcela Martins Furlan De Leo, que atua em saúde mental e pesquisas na área de Enfermagem em saúde mental e transtornos psiquiátricos) e “Os desafios dos transtornos mentais entre crianças e adolescentes” (com a psiquiatra e professora de Medicina da UFFS Grasiela Marcon, que tem estudos relacionadas à saúde mental e transtornos psiquiátricos na infância e adolescência).

Já no dia 12, haverá a palestra “Cannabis: história, transtornos associados e aplicações terapêuticas”(com o psiquiatra e professor do curso de Medicina da UFFS Felipe José Nascimento Barreto, que realiza estudos relacionados com o uso de Cannabis e atuação na área de Psiquiatria Geriátrica).

Os eventos são voltados à promoção de reflexões, discussões e orientações sobre a saúde mental e seus desafios e à divulgação de pesquisas ligadas ao tema. Conforme a professora Zuleide Ignácio, “considerando que a saúde mental integra os estudos e discussões dentro da grande área de neurociências, a LANEU tem uma função relevante de atuação também nas áreas da Psiquiatria e Saúde Mental”.

Ainda segundo ela, o estresse e o sofrimento psíquico na infância estão entre os grandes vilões envolvidos nos prejuízos da saúde mental e nos transtornos psiquiátricos, tanto na infância e adolescência, quanto na vida adulta. “Assim a LANEU vem convidar todo o público acadêmico e também a sociedade Chapecoense e da região para participar conosco dos eventos sobre Saúde Mental”.