Evento reúne pesquisadores, produtores e estudantes do Sul do país
Professor da UFFS – Campus Chapecó está na comissão organizadora do 1º MIOSUL, coordenado pela Epagri

Publicado em: 14 de junho de 2019 13h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2019 16h06min

A 1ª Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo (MISOSUL) está com inscrições abertas para o envio de trabalhos. O evento é coordenado pela Epagri e tem o professor da UFFS – Campus Chapecó Siumar Tironi na comissão organizadora. A reunião será de 12 a 14 de agosto. A MISOSUL é a integração de reuniões técnicas que aconteciam nos estados do Sul, tem caráter itinerante e sua primeira edição acontece em Chapecó pela localização central e estratégica na região.

Segundo Tironi, o Oeste catarinense é o maior produtor e maior consumidor de milho em Santa Catarina. “Dois temas que serão bastante discutidos são a Rota do Milho, que passará por Santa Catarina, mas também pelo Paraguai e pela Argentina, e a sustentabilidade da produção de milho silagem”.

Ainda, conforme o professor, reuniões sobre várias áreas, dentro dos temas milho e sorgo, acontecem durante o evento (como solos, fitossanidade etc). A partir das novas pesquisas e das discussões, o livro (publicado a cada edição do evento) é atualizado. “Indicações técnicas para o cultivo de milho e sorgo no Sul do país” terá a compilação dos livros editados anteriormente, nas reuniões dos estados e será, segundo o professor, um material bastante completo sobre as duas culturas. Ele ficará disponível online gratuitamente, para que os interessados o baixem.

A estimativa é que mais de 300 pessoas participem do 1º MISOSUL. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.