Estudantes realizam estágio curricular no Uruguai
Contato do professor com pesquisadores do INIA possibilitaram a ida de dois alunos de Agronomia

Publicado em: 06 de julho de 2018 12h07min / Atualizado em: 09 de julho de 2018 08h07min

Dois estudantes de Agronomia da UFFS – Campus Chapecó fizeram o estágio curricular no Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA), no Uruguai. Alison Uberti e Adriana Lugaresi retornaram a Chapecó em junho. E trouxeram, na bagagem, conhecimento e indicativos das áreas que estudarão em possíveis mestrados.

A ida dos dois foi promovida através do contato do professor do curso Clevison Giacobbo com o pesquisador do INIA Danilo Cabrera. A parceria do professor Giacobbo com profissionais do INIA, segundo ele, já ocorre há anos – mesmo que informal. “Mas com a ida dos estudantes para lá, percebo que se abriram novas portas com outros profissionais do INIA”, destaca ele.

O próprio Cabrera orientou Alison. Ele atuou no campo, com a fruticultura, especialmente no manejo de maçã e pera.

Já Adriana ficou mais com a parte de laboratório. Orientada pelo pesquisador Facundo Ibañez, ela fez análises nutricionais, nutracêuticas e de compostos bioativos da amora-preta.

Ambos os estudantes estão em um projeto de pesquisa financiado pela FAPESC e orientado pelo professor Giacobbo. Alison, há quatro anos, e Adriana, há três.
A experiência foi bastante “frutífera”, concordam os dois. Fizeram três vezes mais horas do que o obrigatório pelo estágio curricular: seriam 300, mas realizaram 900. De janeiro a junho no distrito Las Brujas, no departamento (equivalente aos estados, no Brasil) de Canelones, os dois consideram que o aprendizado foi muito além da parte científica. “A vivência de uma nova cultura foi bastante importante”, ressalta Alison. “Chegamos sem saber nada de espanhol e saímos falando a língua”, enfatiza Adriana. “Como legado, além dos conhecimentos técnicos em fruticultura e pós-colheita de frutas, bem diferentes em algumas técnicas aplicadas no Brasil, eles puderam conhecer agricultores e vivenciar as diferenças de atitudes deles em comparação com os agricultores brasileiros. E principalmente o contato que hoje eles têm com profissionais não só no Brasil como também no Uruguai”, acrescenta o professor Giacobbo.

Adriana descobriu, durante o estágio, a área que deseja pesquisar num provável Mestrado: Ciência de Alimentos. Por ter feito pesquisa por vários anos durante a Graduação, Alison já sabia a área que quer seguir num Mestrado: atuar com pesquisas sobre fisiologia da planta. Talvez, inclusive, no Uruguai, já que o estágio oportunizou muitos contatos.

Galeria de Imagens: