Estudantes da UFFS – Campus Chapecó vão a propriedades, estudam e recomendam soluções a agricultores
Apresentações foram realizadas depois de diagnósticos, estudos, análises e sugestões. O Trabalho foi realizado em três meses.

Publicado em: 20 de julho de 2017 17h07min / Atualizado em: 21 de julho de 2017 14h07min

Na terça-feira (18), estudantes da oitava fase de Agronomia da UFFS – Campus Chapecó apresentaram projetos realizados nas propriedades de Robson Fuccina, Vanderlei Savaris, Ercio Pelizzon e Rudimar Zamboni, todas localizadas na linha Caravaggio. Esse foi o final de um trabalho que iniciou em abril e teve desde visita às propriedades e estudos até elaboração de uma proposta para cada produtor.

Todo o processo foi realizado no componente curricular “Olericultura”, ministrado pela professora Vanesa Neumann Silva. O trabalho foi feito em parceria com a Cooperativa Cooperfamiliar. A egressa da UFFS – Campus Chapecó e atual engenheira agrônoma da cooperativa, Adriana Bilini, fez o contato para a parceria.

Durante o processo, foram coletadas amostras de solo, que passaram por uma análise química e posterior recomendação de correção da fertilidade. Para a caracterização de cada propriedade rural, os estudantes fizeram levantamentos socioeconômicos.

Em grupos, os estudantes realizaram estudos e elaboraram uma proposta para cada produtor, com base na análise realizada e nos problemas relatados por eles. Segundo a professora, a maioria dos produtores falou que tinha dificuldades com pragas e doenças. Também, de acordo com ela, houve vários pedidos de indicações sobre o cultivo em hidroponia.

Nas apresentações, os estudantes sugeriram alternativas aos produtores, como o uso de controle biológico de pragas, de produto natural a base da árvore Melaleuca alternifolia para controle de doenças das hortaliças, assim como outras práticas voltadas à melhoria dos sistemas de cultivo. De acordo com a professora, também foram sugeridas práticas de cultivo para evitar os problemas que ocorreram esse ano nas propriedades em função da quantidade de chuva elevada ocorrida nesse período. Uma delas foi uma nova forma de fazer os canteiros, deixando um espaço entre eles, de forma alternada, a fim de aumentar o escoamento da água e a infiltração no solo, para diminuir o encharcamento, que levou a muitas perdas.

Segundo a professora, os estudantes consideraram o trabalho bastante positivo. “Os alunos relataram que a experiência foi muito boa para sua formação, por proporcionar o contato direto com os agricultores e com as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia e que foi de muito aprendizado, pois os conhecimentos empíricos dos produtores são fundamentais para agregar com os conhecimentos científicos que são oportunizados nas disciplinas do curso, se completando ambos na formação do Engenheiro Agrônomo”.

A professora se diz muito satisfeita com os projetos, tanto que pretende “dar continuidade nas próximas turmas, pois foi muito gratificante levar um pouco da UFFS para o campo, para os produtores e fazer essa integração entre ensino, pesquisa e extensão, que são os pilares da Universidade. A partir dessa atividade, surgiram várias ideias de projetos de pesquisas que conduziremos na UFFS, para tentar buscar alternativas para os pequenos produtores”.

Na apresentação também estiveram presentes a Engenheira Agrônoma e egressa da UFFS, Adriana Bilini, e o aluno de Agronomia da UFFS, Geovani Munarini, ambos membros da cooperativa Cooperfamiliar.