Estudantes da UFFS – Campus Chapecó criam softwares e simulam ambiente real
Grupos tiveram "clientes", planejamento, reuniões e, ao final, apresentaram o produto

Publicado em: 03 de março de 2017 08h03min / Atualizado em: 08 de março de 2017 15h03min

Estudantes do componente curricular de Engenharia de Software II, do Curso de Ciência da Computação da UFFS – Campus Chapecó, criaram produtos para “clientes”. Sob a orientação da professora Graziela Simone Tonin, três grupos desenvolveram softwares: um para estudo (de línguas ou de conteúdos), um para setor de compras e almoxarifado e um para gerar horários de aulas – os dois últimos voltados para a própria UFFS.

Conforme a professora, a atividade é realizada em todos os semestres. A preferência é ter “clientes” da casa, ou seja, da própria Instituição, e que os produtos sejam possíveis de desenvolver em um semestre. “Eles fazem reuniões frequentes e negociam com os clientes, que decidem o escopo do projeto. A ideia é simular o ambiente real de desenvolvimento”, pontua a professora.

O estudante Vladimir Belinski, do grupo que produziu o software Gerador de Horários, avalia que a experiência foi interessante, já que na Graduação estão mais voltados à teoria e às situações mencionadas pelos professores ou encontradas em estudos de caso. “O trabalho nos permitiu contatar um cliente, possibilitando a vivência de todo o processo de desenvolvimento de uma forma até então nova para muitos. Ademais, também estivemos envolvidos em problemas e situações que são mencionadas em sala, mas que não costumam ocorrer em projetos específicos dos CCRs, o que enriqueceu nosso conhecimento”, explicou o estudante.

A professora lembra que a matéria é de Engenharia de Software e, portanto, o foco volta-se a projetar sistemas, utilizando métodos e técnicas para isso. “Como é um semestre em que os estudantes já passaram por disciplinas de desenvolvimento, de lógica e algorítimos, teoricamente, quando vão desenvolver, já aplicam tudo isso. Assim, os critérios de avaliação variam, mas geralmente são: qualidade do código que desenvolvem, metodologia que implementam para gerir o projeto, métricas que utilizam para garantir a qualidade do software, formas de gestão de equipe, aplicação do que aprendem na disciplina. E se atende aos requisitos do cliente”, ressalta a professora. A avaliação de Vladimir reforça o que a professora disse: “o trabalho foi realmente interessante, dado que nos permitiu pôr em prática muito do que anteriormente somente havíamos visto de maneira teórica”.

O resultado é considerado bom pela professora. Segundo ela, todos os produtos ainda podem ser melhorados, mas uma versão deles já poderia entrar em uso. O Gerador de Horários, inclusive, será utilizado no próximo semestre para o Curso de Ciência da Computação. Conforme Graziela, o seguimento “dependerá do interesse do time que desenvolveu ou será com os outros estudantes no próximo semestre em que o componente curricular for oferecido”.