Estudantes criam projeto para produzir máscaras para colegas e população em vulnerabilidade socioeconômica
Toda produção vem sendo feita a partir de doações de dinheiro, materiais, empréstimo de máquinas ou de trabalho voluntário

Publicado em: 11 de maio de 2020 11h05min / Atualizado em: 12 de maio de 2020 08h05min

Um papo, um sentimento de solidariedade e empatia e a ação. Não demorou muito depois da ideia ser lançada para que estudantes da UFFS – Campus Chapecó unissem as forças e, mesmo cada um em sua casa, começassem uma campanha para a produção de máscaras de tecido para os colegas que não têm condições de comprá-las e para outras populações em vulnerabilidade socioeconômica em Chapecó.

Felipe Martins, Eduardo Costa e Jean Magnus, estudantes da UFFS – Campus Chapecó, iniciaram com a ideia, que agora já tem 16 pessoas participando. “Percebemos colegas que não tinham dinheiro para comprar máscaras, assim como outras populações e sentimos a necessidade de ajudar de alguma forma. Como todos já sabíamos costurar e lidar um pouco com isso, pensamos em conseguir os materiais como doações e nós doaríamos a mão de obra e organizaríamos o projeto para a produção”, ressalta Eduardo.

“Quando pensamos no projeto estávamos procurando máscaras para comprar. Percebemos que o valor não estava tão acessível. E comentamos: ‘e quem não tem esse dinheiro?’. Porque, querendo ou não, o que a gente gastar com máscaras, para os nossos alunos da UFFS, é uma alimentação a menos que a gente pode considerar. Ainda mais nesse momento que a gente está em casa, mais ansiosos, o tempo parece que não passa, a gente fica com medo pela situação. Então, a gente tende a gastar mais, mesmo não querendo, isso acontece”, aponta Felipe.

Uma empresa doou tecidos de sobras de produção. Todos os voluntários recebem os materiais em casa e trabalham como podem. Quem não tem máquina para costurar, faz os cortes dos tecidos, por exemplo.

Agora eles buscam doações de mais tecidos e dos elásticos – que representam um valor mais alto na produção – , das linhas e das embalagens. Uma parte dos materiais, para iniciar a produção, eles compraram com as arrecadações já feitas: com entidades estudantis, com depósitos e transferências ou com uma plataforma on-line de arrecadação.

Outra questão importante é o empréstimo de máquinas de costura. Quem puder emprestar, é só entrar em contato com os estudantes. Segundo Felipe, o empréstimo pode ser de alguns dias somente, o que já vai ajudar no projeto.

O DCE, o CA de Geografia Terezinha de Castro e o CA de Ciências Sociais Gestão Rosa Luz contribuíram financeiramente. O CA de Pedagogia doou material e mão de obra. Houve apoio na divulgação das seguintes entidades: Associação Acadêmica Atlética Tornado do Oeste, CA Livre de Letras, Jornal Geográfico e CA de Enfermagem Independente.

A equipe do Setor de Assuntos Estudantis (SAE) da UFFS - Campus Chapecó apoia o projeto e também está engajada em divulgá-lo. Conforme uma das assistente sociais do SAE-CH, Larissa Back, como o setor tem muita proximidade com os estudantes, poderá fazer a intermediação entre alunos que precisam de máscaras e os alunos que fazem parte do projeto.

Quem quiser doar, além da plataforma on-line, pode entrar em contato por e-mail (projetoescudodepano@gmail.com), no Instagram (@projeto_escudo_de_pano)
ou por telefone (Eduardo Costa - (47) 98479-5019 / Felipe Martins - (27) 99652-0022).