Encontro Internacional sobre Barragens da UFFS – Campus Chapecó recebe submissão de trabalhos

Publicado em: 16 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Os interessados em apresentar trabalhos no IV Encontro Internacional de Ciências Sociais e Barragens que acontece na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó tem até dia 22 de agosto para enviar o trabalho completo para o e-mail ecsb2016@gmail.com, em cujo assunto deve constar o número da sessão temática.

As sessões temáticas, nas quais os trabalhos devem ser inseridos, são: ST 1 Planejamento, processo decisório e estruturas institucionais; ST 2 Conflito social, movimento e organização das populações atingidas; ST 3 Populações tradicionais, povos indígenas e quilombolas; ST 4 Barragens antes e depois: negociação, reassentamento, reparação e compensação; ST 5 Desenvolvimento regional; ST 6 Cultura, memória e imaginário; ST 7 Impactos territoriais e ambientais; ST 8 Projetos e conflitos transnacionais; ST 9 Pequenas barragens; ST 10 Comunicação e barragens.

Os trabalhos, nos quais devem constar título, nome completo e instituição do(s) autor(es), também devem seguir estas formatações: arquivo PDF; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; margem 2,5; tamanho entre 15 e 30 páginas.

Além disso, as inscrições para público ouvinte também estão abertas até o dia 30 de agosto e podem ser realizadas pelo link: http://goo.gl/uDjfZa

O EVENTO

O evento acontece na UFFS – Campus Chapecó, de 20 a 23 de setembro, e discute os conflitos socioambientais e o desenvolvimento a partir das barragens. A programação prevê seis mesas-redondas: Lugar e papel das Ciências Sociais nos conflitos envolvendo barragens; Direitos humanos e barragens; Barragens no Cone Sul: trajetória histórica dos conflitos; 15 anos da Comissão Mundial de Barragens; Barragens na Amazônia; A indústria mundial de barragens.

De acordo com o professor do curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Chapecó, Humberto José da Rocha, que faz parte do comitê científico, o evento, capitaneado pela UFRJ, vem para Chapecó por dois motivos: “essa universidade tem uma identificação com movimentos sociais, especialmente com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); e o segundo motivo, e talvez o principal: a UFFS está num locus, num espaço, que é histórico do ponto de vista das barragens – Itá, Machadinho, Barra Grande, Campos Novos, Foz do Chapecó, Itapiranga são barragens mundialmente estudadas, então há uma projeção. O próprio MAB Nacional parte aqui do Sul”, explicou.

Para outras informações sobre o evento, acesse: http://www.ecsb.com.br/