Encerrado o desafio cultural Desbravando Chapecó da Biblioteca da UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 02 de setembro de 2016 14h09min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Depois de cinco desafios realizados por 62 acadêmicos, divididos em 29 grupos, chegou ao fim o desafio cultural "Desbravando Chapecó", promovido pela Biblioteca da UFFS – Campus Chapecó.

A equipe vencedora foi a "República 105", composta pelas acadêmicas Eliza Frigotto, Daniela Araldi e Gisele Cossa, da 4ª fase do curso de Agronomia.

As provas abrangeram diversos temas. Na primeira prova, os participantes tiveram que montar uma propaganda de algum local da cidade, cujas produções estão expostas na lateral externa da Biblioteca. Em seguida, houve um quiz com perguntas sobre as normativas e o funcionamento da Biblioteca e algumas questões elaboradas com a ajuda do técnico-administrativo Anderson Guisolphi, e da coordenadora do curso de História, Renilda Vicenzi.

Já a prova seguinte consistia em postar no Facebook uma foto com o tema "Chapecó". Ao postar a foto, os participantes recebiam um e-mail avisando para encontrarem o próximo desafio em um local da estante, devidamente identificado com um número de chamada como o dos livros que os alunos pegam emprestados. Nesse local se encontrava a última prova, que era levar alunos novos para fazer seu cadastro na Biblioteca.

De acordo com umas das organizadoras do desafio, Lilian Baseggio, a inspiração inicial foi a dissertação do bibliotecário do Campus Avançado Sombrio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Diego Monsani, que utilizou a gamificação como estratégia para a educação de usuários da Biblioteca. “Dessa forma, decidimos promover uma atividade que fosse útil, divertida e que promovesse essa abertura do espaço da Biblioteca para além das prateleiras. Com isso em mente, organizamos o desafio, aproveitando o período para recepcionar os estudantes, homenagear o aniversário de Chapecó e, ainda, dar uma oportunidade de alunos com débitos regularizarem sua situação de uma maneira mais rápida”, relatou.

Para ela, os objetivos da realização do desafio foram alcançados. “Podemos dizer que estamos muito felizes com os resultados. A adesão foi maior do que a esperada e, certamente, fomos surpreendidos pelo empenho e pela dedicação da maioria dos participantes”, concluiu.