Empreendedorismo ganha força com quatro projetos aprovados pela Fapesc
Com o fomento, além de projetos com a ótica empreendedora, o Campus Chapecó terá espaços pensados para o desenvolvimento dessa cultura.

Publicado em: 24 de novembro de 2021 13h11min / Atualizado em: 24 de novembro de 2021 15h11min

O Programa Empreende UFFS, além de planejamento e trabalho, também está em um momento de comemoração. Quatro projetos da UFFS – Campus Chapecó foram aprovados no Edital de Chamada Pública Fapesc nº 39/2021 – Programa de Apoio ao Empreendedorismo Universitário Inovador no Estado de Santa Catarina. Mais do que a honra da aprovação, os projetos trarão mudanças físicas no Campus Chapecó e – como esperam os professores proponentes – trarão, também, mais um incentivo para a cultura empreendedora do Campus.

No que diz respeito às salas e o que será inserido nelas, há fomento. Conforme o edital, será distribuída a verba de R$ 100 mil a cada um dos projetos aprovados. O grupo já está em tratativas para a destinação de salas, bem como a aquisição de equipamentos, mobiliário e demais materiais necessários.

No aspecto do incentivo à cultura empreendedora da comunidade acadêmica da UFFS – Campus Chapecó, os projetos aprovados trarão ainda mais energia para o Programa Empreende UFFS, que é conceituado como um “movimento” envolvendo todos os interessados, independente do curso ou mesmo se está envolvido com a Instituição. Ou seja, até quem não tem um vínculo formal com a UFFS pode participar do movimento, em vários níveis e de várias formas.

“Os professores que submeteram projetos já estavam envolvidos, de alguma forma, com as atividades do guarda-chuva do Empreende UFFS e, com o lançamento do edital, pensamos como cada um poderia contribuir para termos projetos interessantes. O Empreende UFFS foi o fio condutor e agora vai nos permitir uma maior articulação, o melhor uso dos recursos, já que os projetos são complementares. Vamos conseguir atingir os objetivos de cada um dos projetos, e também os objetivos do Empreende UFFS”, explica o professor Humberto Tosta, que está à frente do Empreende UFFS.

Ele ainda aponta que o empreendedorismo é transversal a todos os cursos e que, unidos, há mais representatividade. “Todos os projetos têm ações complementares, eles promovem o desenvolvimento de competências empreendedoras, a lógica do trabalho colaborativo e o uso de espaços comuns para o desenvolvimento dos projetos. A ideia é usar os mesmos espaços, ter ganho de escala no uso dos recursos e usá-los para a troca de conhecimentos e experiências, colocar os estudantes para interagir, resolver problemas com os colegas ao lado”, frisa ele.

O professor Marlon Luiz Neves da Silva, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, aponta que as habilidades ligadas ao empreendedorismo nem sempre são trabalhadas nas disciplinas da grade curricular. “Vemos, agora, a possibilidade de desenvolver esse conhecimento e de agregar com outros cursos, ampliando o horizonte da formação”, ressalta.

Por fim, o professor Humberto salienta que há um grupo, mas que está totalmente aberto para quem desejar ingressar. “Estamos atuando em algumas frentes, porém é possível abrir novas frentes, para que consigamos ter sementinhas plantadas em outros cursos também. E podem contar com nosso apoio, o espaço estará disponível e estaremos aqui como um ponto de encontro para essas iniciativas e discussões”.


Conheça mais sobre os projetos

Impacta Ambiental – Coordenador Prof Marlon Luiz Neves da Silva - Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

Um dos maiores desafios nos dias atuais é a preocupação com a sustentabilidade. Sofremos diariamente com os efeitos da poluição nos diferentes  compartimentos ambientais. Organizações, atividades estatais e sociedade em geral carecem de ideias e ações no sentido do desenvolvimento ambientalmente equilibrado.

Para tanto, desenvolver capacidades e competências empreendedoras no estudantes da graduação, especialmente no acadêmicos da Engenharia Ambiental e Sanitária se torna essencial. Essas ferramentas desenvolvidas poderão gerar resultados positivos para a comunidade de um modo geral, objetivando a execução de ideias inovadoras e sustentáveis ambiental, social e economicamente. Assim, a finalidade deste projeto se remete na formação de recursos  humanos de alta qualidade, que atuarão após formados na criação de serviços e processos inovadores, bem como o desenvolvimento econômico sustentável da região de Chapecó.

“O objetivo principal desse projeto é trazer soluções ambientalmente sustentáveis: produtos, serviços, propostas que tragam muito forte a questão da sustentabilidade, que permeia várias ações empreendedoras. Capacidades que não são abordadas com tanta profundidade no curso serão supridas nos contatos com estudantes de outros cursos”.

 

Health Techs Lab - Coordenadora Profa Julyane Felipette Lima - Curso de Enfermagem

O Health Tech Lab tem por finalidade fomentar o empreendedorismo e educação empreendedora em um espaço de coworking com os demais projetos ligados ao Empreende UFFS. A saúde é um campo interdisciplinar que necessita otimizar processos criando soluções acessíveis e sustentáveis. Demandas essas que estão sendo solucionadas pelas Health Techs, que são StartUps desenvolvedoras de soluções de saúde digital. Também fomentar o ecossistema de inovação no que tange o planejamento e implementação de StartUps para a saúde nos três grandes blocos: prevenção, diagnóstico e tratamento. Nesse sentido, a construção de espaços colaborativos como estes favorecem o fluxo de saberes entre as áreas sem desconsiderar as especificidades.

“A gente vai ter que reaprender a cuidar em saúde com toda a mudança tecnológica que está acontecendo. O laboratório vai ajudar a nos ambientarmos com as tecnologias e com o impacto que isso terá na saúde das pessoas”.

 

INTEGRA EJ – Programa de integração e desenvolvimento das empresas juniores do Campus Chapecó – Coordenadora Profa Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta - Curso de Administração

As empresas juniores cumprem importante papel na formação dos estudantes de graduação e servem de elo entre a universidade e a comunidade regional, favorecendo o desenvolvimento sustentável. De um modo geral existe um potencial grande inexplorado de trabalho colaborativo entre as EJs, ampliando as possibilidades de atuação de cada uma por meio de projetos conjuntos na solução de problemas que são interdisciplinares. Portanto, o objetivo desse  Programa é promover a integração do Movimento Empresa Júnior no campus Chapecó da UFFS por meio da construção de espaços de trabalho colaborativo.
Com isso, espera-se criar competências empreendedoras e ainda que todo esse processo resulte na intenção de abrir empresas, que poderão ainda contar com o apoio da Incubadora existente no campus.

"Há duas EJs mais consolidadas aqui na UFFS – Campus Chapecó e uma não formalizada, além de outras iniciativas e ideias, e a ideia é que elas trabalhem juntas, aproveitando as possibilidades de projetos interdisciplinares para a resolução de problemas complexos. Existem vários problemas complexos que, quando se atua de maneira conjunta, otimiza-se resultado. Outra possibilidade é a capacitação dos estudantes, que pode ter custos minimizados com a integração”.

 

Escola de Empreendedores – Coordenador Prof Humberto Tonani Tosta - Curso de Administração

Tem por finalidade desenvolver competências empreendedoras em alunos e professores, principalmente, mas também em técnicos administrativos e comunidade regional. Para isso, serão criadas oportunidades práticas de empreendedorismo, seja na visitação de espaços inovadores, seja no contato com empreendedores, na participação de capacitações em temáticas como modelagem de negócios, design thinking, vendas, marketing, customer sucess entre outras, na participação de competição de negócios, quando os participantes terão que criar um negócio, seguindo uma metodologia previamente definida e ainda na produção de conteúdo sobre empreendedorismo para postagem em redes sociais. Com isso, espera-se criar competências empreendedoras e ainda que todo esse processo resulte na intenção de abrir empresas, que poderão ainda contar com o apoio da Incubadora existente no campus.

“Nosso objetivo é que as pessoas que desenvolvam competências empreendedoras nas mais diversas abordagens: tanto do ponto de vista de negócios, intraempreendedor e no social. Também faremos uma competição anual, com o objetivo de motivar ainda mais as pessoas a empreenderem – nas mais diversas formas de empreender”.