Curso de Matemática do Campus Chapecó promove ações com professores da Região Oeste de Santa Catarina

Publicado em: 29 de setembro de 2015 14h09min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

O curso de Matemática da UFFS - Campus Chapecó realizou, na última semana,  uma palestra e três oficinas para os segundos professores da Educação Especial da GERED - Gerencia Regional de Educação. O trabalho faz parte do Programa Novos Talentos financiado pela CAPES.

Os professores participaram de uma palestra com o tema "O desenvolvimento do pensamento lógico, o espírito investigativo, crítico e criativo através de situações problematizadoras", ministrada pela professora Nilce Fátima Scheffer, onde foram discutidos aspectos a respeito da aprendizagem matemática além de dificuldades enfrentadas pelos alunos especiais.

As oficinas foram desenvolvidas pelas professoras Rosane Binotto, Nilce Fátima Scheffer e Marisol Vieira Melo, auxiliadas por acadêmicos bolsistas do curso de Matemática, que fazem parte dos Projetos de Extensão, Pesquisa e do Programa Novos Talentos. Nestas oficinas, os professores discutiram e refletiram sobre diferentes possibilidades para ensinar conteúdos de matemática tais como frações, operações básicas e resolução de problemas. Ao longo das oficinas foram apresentados e manuseados materiais concretos que podem auxiliar na aprendizagem, como o material dourado, tangram, discos de frações e jogos matemáticos.

De acordo com a professora Nilce, "os professores demonstraram interesse e resaltaram a importância do uso do material concreto em situações de aprendizagem com os alunos. Ao final das oficinas manifestaram interesse em voltar para a universidade mais vezes considerando a importância de uma discussão com essas características, algo que vem a reafirmar o valor das ações práticas na sala de aula".