Curso de Geografia comemora o Dia do Geógrafo
Palestra vai abordar o contexto de formação interdisciplinar e outros cursos podem participar

Publicado em: 25 de maio de 2018 10h05min / Atualizado em: 25 de maio de 2018 10h05min

Uma tradição no Campus Chapecó. Todo ano, no dia 29 de maio, o curso de Geografia realiza um evento comemorativo ao dia do Geógrafo, que é em alusão à data de fundação do IBGE. Geógrafos são todos os profissionais que trabalham com a Geografia, tanto os licenciados, que atuam como professores da educação básica, quanto os bacharéis, que atuam em prefeituras, órgãos de pesquisa, empresas de consultoria e instituições, como o próprio IBGE.
Nesse ano, a atividade será uma palestra realizada na terça-feira (29), às 19h, no auditório do Bloco dos Professores. O tema escolhido foi “O papel do Geógrafo em contexto de formação interdisciplinar”, com o professor da UFFS, Fábio Luiz Zeneratti. A atividade será precedida de um café solidário, a partir das 18h, para o qual os participantes deverão contribuir com um prato de doce ou salgado e/ou uma bebida.

De acordo com o professor do curso, Igor Catalão, neste ano, a atividade foi pensada tendo em vista a atualidade do debate interdisciplinar, a reforma do Ensino Médio e a finalização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. “Em função de todas as mudanças que caminham na direção do ensino de Humanidades de modo articulado, vamos receber o professor Fábio Zeneratti, que é geógrafo e doutor em Geografia, mas atua no curso de Educação do Campo – Ciências Humanas do Campus Laranjeiras do Sul. Ele vem compartilhar a experiência da atuação num curso interdisciplinar em Humanidades, chamando a atenção para os desafios do trabalho neste contexto e para as perspectivas da formação interdisciplinar do ponto de vista do Geógrafo, considerando especialmente que não há interdisciplinaridade sem disciplinas”, explicou.
Embora seja uma atividade voltada para comemorar o Dia do Geógrafo e focada no papel deste no âmbito da formação interdisciplinar, outros cursos e profissionais podem participar. “O escopo e o interesse do evento escapam à circunscrição específica desta disciplina, porque a ideia é favorecer a discussão também com colegas de outros campos disciplinares, que é o que o professor Fábio abordará também”, reiterou.
Segundo Catalão, todo ano, são escolhidas temáticas e convidados que sejam relevantes para as discussões do curso e para a formação dos estudantes. Em 2016, houve a realização de uma atividade conjunta com os cursos de Medicina e Enfermagem com a temática da Geografia da Saúde. “Um colega que havia defendido seu doutorado na UNESP fez a conferência e a professora o curso de Medicina, Jane Friestino, foi a debatedora. Aquela atividade fomentou a oferta neste ano do Componente Curricular (CCR) Geografia da Saúde como optativo para os três cursos”, afirmou.
Já no ano passado, a atividade foi sobre a importância da Astronomia para o ensino de Geografia, com um professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) para fazer a conferência.