Curso de Enfermagem promove capacitações a profissionais da Secretaria de Saúde de Chapecó
Importante para a formação dos Enfermeiros, a educação permanente em saúde foi desenvolvida na prática pelos graduandos

Publicado em: 02 de fevereiro de 2023 13h02min / Atualizado em: 02 de fevereiro de 2023 16h02min

Estudantes do curso de Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó ministraram capacitações a agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e a técnicos e auxiliares de enfermagem da Secretaria de Saúde de Chapecó. Para chegar aos conteúdos e formatos das capacitações, os estudantes passaram por um semestre se preparando em disciplinas específicas.

Os estudantes da quinta fase capacitaram aproximadamente 300 agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Os professores do componente curricular (CCR) Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde haviam previamente estabelecido os temas a serem trabalhados a partir das demandas levantadas pela Secretaria de Saúde.

Desde o início do semestre, os estudantes já sabiam os temas que precisariam estudar e preparar a capacitação. Sete grupos foram feitos para que os assuntos demandados pela Secretaria fossem abrangidos pela capacitação.

Para ajustes, orientação e correções de possíveis dificuldades, conforme a professora Larissa Hermes Thomas Tombini, os grupos apresentaram o que prepararam antes da capacitação no Seminário de Educação em Saúde. Segundo ela, o seminário é uma prévia do momento de formação com os profissionais.

Conforme a professora, a atividade já é prevista no plano de ensino do CCR e é desenvolvida ao longo do semestre. “O ponto final é o momento de capacitação, mas ao longo de todo semestre os estudantes são organizados nos pequenos grupos para, desde o início do semestre, se prepararem. Há carga horária prevista para o planejamento e para o seminário”.

Desenvolvida há alguns anos – mais precisamente, desde 2016 – com a quinta fase, a atividade tem boas avaliações, de acordo com a professora. “Para a Universidade, é um momento formativo que traz maturidade ao futuro profissional dos estudantes.

A professora explica, ainda, que a atividade atende à ementa do CCR e ao que está previsto na trajetória formativa da Enfermagem. “Educação em saúde e educação permanente em saúde são muito fortes no curso, ou seja, tanto a educação voltada aos usuários, quanto a educação permanente voltada aos profissionais. Muitos CCRs desenvolvem ações voltadas à educação. E, para agregar, oferecemos aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática esse trabalho, que é próprio do enfermeiro”, reforça.

para os estudantes, ela avalia que estar com os profissionais é algo “extremamente benéfico: eles vivenciam a dimensão da educação permanente em saúde com profissionais que estão em atuação, o que será a vivência dos estudantes no futuro, quando forem enfermeiros”.

Com nona e décima fases, foram promovidas capacitações no primeiro e no segundo semestre de 2022: conforme o professor Cláudio Claudino da Silva Filho, “em 2022.1 a turma trabalhou temas prioritários para aproximadamente 300 ACS como hipertensão, diabetes, saúde do idoso e, em 2022.2, capacitou cerca de 200 técnicos e auxiliares de enfermagem para temas identificados pela Secretaria de Saúde como pertinentes à sua prática profissional, como administração de medicamentos, sinais vitais, manejo de urgências e emergências”.

O professor atuou com as duas fases, nos CCRs Estágio Curricular Supervisionado I (com outros dois professores e 14 estudantes) e Estágio Curricular Supervisionado II (com outros três professores e 15 estudantes). Segundo ele, no fim do curso, os estudantes avançam nos trabalhos de capacitação: “essas competências educacionais são reformadas para aprimorar ainda mais a capacidade de conduzir coletivos e mediar a aprendizagem, embasando-se em evidências científicas, orientações técnicas e protocolos da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde. Os estudantes avaliam como bastante desafiador, mas um exercício, ao final, bastante satisfatório e diferente de tudo que experimentaram na formação, até então. Os docentes avaliam como proveitoso e necessário para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para uma formação de enfermeiros de excelência para o SUS, atentos às reais necessidades dos contextos e das equipes onde atuará muito em breve”.

Os profissionais de saúde e gestores envolvidos na concepção das capacitações, de acordo com o professor, avaliaram as atividades, de modo geral, como proveitosas, nas quais foi possível conectar conhecimentos teóricos e realidade onde atuam, como Centros de Saúde da Família (CSFs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade de Pronto Atendimento (Upa), Pronto Atendimento (PA) Efapi etc.

“Estimulam com que, cada vez mais, a Universidade e a formação em enfermagem se aproximem da realidade dos usuários, profissionais e gestores do SUS, promovendo crescimento mútuo e fazendo cumprir o papel social e extensionista da Universidade. A parceria entre curso de enfermagem e SESAU já é duradoura, em diversos projetos, estágios e ATPs que acontecem desde a criação do curso, impactando em uma formação, desde as primeiras fases, sempre entrelaçada com o SUS como eixo maior da formação de enfermeiros que lutem pela melhoria do sistema e por mais justiça social”, finaliza ele.