Curso de Ciência da Computação quer estudantes protagonistas e maior proximidade com empresas
Programa Spark surge a partir da iniciativa e movimentação de professores do curso

Publicado em: 10 de maio de 2021 14h05min / Atualizado em: 10 de maio de 2021 17h05min

Ampliar a visão de mundo dos estudantes, transformar o perfil do egresso, aproximar empresas da Universidade e estimular o empreendedorismo. Esses são alguns dos objetivos do curso de Ciência da Computação da UFFS - Campus Chapecó.

Desde 2019 os professores começaram a se organizar em frentes - de ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo e inovação. Para que essas iniciativas deixassem de ser dispersas e estivessem integradas, na mesma lógica, foi criado o Programa Spark.

“A ideia é termos ações para que nossos estudantes desenvolvam o perfil de protagonistas: de suas próprias carreiras profissionais e de suas próprias vidas”, comenta a professora Raquel Pegoraro, que lidera a frente de empreendedorismo e inovação. O grupo de professores passou, então, a pensar em ferramentas para que os estudantes transformem-se em protagonistas.

Segundo o professor Fernando Bevilacqua, coordenador do curso, as habilidades envolvidas nesse pensamento trazido pelos professores precisam de mudanças de comportamento e de pensamento. Portanto, até mesmo os docentes buscaram mudanças.

Uma delas foi um treinamento para orientar trabalhos de conclusão de curso de estudantes que possam se tornar startups, ou seja, os TCCs como projetos de empresas nas várias áreas de tecnologia.

Outra ação bastante intensiva é a aproximação do curso com empresas, para que haja ainda mais diálogo e trocas. “A intenção é direcionar como as empresas podem interagir com a gente, como investimentos em uma pesquisa, com aporte em um laboratório, o oferecimento de uma bolsa ou, ainda, um trabalho em conjunto em uma disciplina”, destaca o professor. Esses contatos já aconteciam, mas de maneira mais informal. A ideia é que esse documento aproxime ainda mais as empresas que já tínhamos contato e que novos negócios saibam o que podemos fazer de parceria. Até porque, quando os empresários conhecem mais sobre nossa estrutura, ficam impressionados”, destaca Fernando.

Os resultados dessas interações, de acordo com a professora Raquel, serão vistos no perfil do egresso. Ou seja, o curso deseja que a trajetória dos estudantes possibilite que eles sejam protagonistas, que se insiram em empresas de transformação digital e exerçam o intraempreendedorismo, que sejam empreendedores, que tenham visão multidisciplinar. “Desejamos formar profissionais mais bem preparados para o mundo. Que sejam alunos protagonistas de suas vidas pessoais, que transformem suas formas de atuação, de comunicação, que saibam ouvir um ‘não’ e entender que nem sempre sua ideia é a melhor, e pensar que o outro pode ter ideias complementares”, salienta Raquel.

Empresas que quiserem entrar em contato com o curso, para trocar ideias e para o futuro desenvolvimento de atividades conjuntas, podem enviar e-mail para computacao.ch@uffs.edu.br.