Coral Encanto do Campus Chapecó retorna às atividades com diversas apresentações

Publicado em: 04 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Depois de um período de férias, o Coral Encanto, desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó, retorna suas atividades e já tem apresentações marcadas para o mês de agosto.

O Coral Encanto é resultado de um projeto de extensão, iniciado em 2014, em parceria com a Escola de Educação Básica Profª Valesca Carmen Reschke Parisotto, no bairro Jardim América, em Chapecó e tem a participação de 42 crianças e adolescentes. O objetivo deste projeto é promover a saúde na infância e adolescência através da música, em busca de uma vida saudável. A música é trabalhada através do canto coral e são realizados ensaios semanais na própria escola.

Para quem nunca assistiu o coral, a primeira oportunidade acontece na próxima segunda-feira (08) na abertura do Programa NósOtros, às 9h, no Campus Chapecó. Já no dia 21 de agosto, o Coral Encanto representará a UFFS no 8º Encontro Municipal de Coros (ENCANTAR), a partir das 20h, no Centro de Eventos. Além disso, mais duas apresentações acontecem em eventos privados na empresa Aurora e no Jantar da Família.

Para a coordenadora do projeto, professora Jeane Barros de Souza, o projeto tem proporcionado às crianças e aos adolescentes oportunidades para que cresçam de forma alegre e saudável, desenvolvendo a auto-estima, a concentração, a importância do trabalho em grupo e a disciplina no viver dos participantes, além de criar momentos de aprendizado mútuo, cultural e lazer aos envolvidos. “As apresentações são o auge para eles, é onde os olhos deles brilham”, afirmou Jeane.

Atualmente, estudantes do curso de Enfermagem participam das atividades como voluntários e também bolsistas. Para a acadêmica do 6° período, Angela Urio, que participa há mais de um ano, os benefícios vão desde o aprendizado de métodos diferentes para trabalhar a saúde até a publicação de artigos e a participação em eventos. “Aprendemos muito no projeto, tanto para a vida acadêmica, quanto para a vida profissional e pessoal”, ressaltou.

Já para a estudante Greice Berlezi, também do 6° período, é gratificante a experiência de acompanhar o desenvolvimento de um projeto que leva saúde, lazer e cultura para as crianças. “Todos os envolvidos no projeto crescem, nós enquanto estudantes e futuros profissionais, e as crianças que têm outras vivências”, concluiu.