Conselho do Campus Chapecó realiza sessão extraordinária
Pauta da reunião será a análise da proposta do Plano Institucional de Retomada Gradual das Atividades

Publicado em: 21 de julho de 2020 13h07min / Atualizado em: 27 de julho de 2020 15h07min

O Conselho de Campus, da UFFS – Campus Chapecó, tem uma nova sessão marcada para quinta-feira (23) às 14h. Será uma sessão extraordinária e terá como pauta a análise da proposta do Plano Institucional de Retomada Gradual das Atividades.

Será avaliado o plano institucional de biossegurança de preparação para retomada gradual das atividades letivas. A ideia é, a partir da minuta levantada no Conselho Universitário (Consuni), que sejam feitos os detalhamentos específicos às necessidades do Campus Chapecó.

Demais sessões

Até o momento, foram realizadas quatro sessões em 2020. Confira, abaixo, as principais informações de cada uma delas e veja as atas e resoluções completas no site:

Na primeira sessão do ano, ficou estabelecido o calendário das sessões ordinárias para 2020 e a primeira de 2021. As próximas datas são: 13 de agosto, 29 de setembro, 21 de outubro, 26 de novembro, 8 de dezembro e 25 de janeiro de 2021.

Uma “Moção em defesa da educação pública e do serviço público contra o arbítrio” foi aprovada na sessão. Foram aprovadas as remoções de duas servidoras técnico-administrativas e recompostas  comissões permanentes (Comissão Permanente de Ensino, Graduação e Pós-Graduação, Comissão Permanente de Pesquisa, Extensão e Cultura e Comissão Permanente de Administração).

Por fim, foi aprovada a proposição de, a partir de uma proposta, enviar um documento para análise e recebimento de sugestões sobre o Plano de Gestão da UFFS – Campus Chapecó.

Na segunda sessão do ano, em 30 de abril, os conselheiros deliberaram sobre: a aprovação da prorrogação do mandato do NPPD-CH. Foi estabelecida a composição da Comissão Eleitoral para a escolha do Núcleo Permanente de Pessoal Docente do Campus Chapecó, para o mandato 2021-2022.

Na sessão também foi aprovada a criação da Comissão especial de Planejamento e Orçamento. Por fim, houve a sugestão de criação de metodologia de escolha ou seleção de docentes para compor as diversas comissões do campus, considerando que, muitas vezes, quem participa de comissões são sempre as mesmas pessoas. A mesma sugestão foi dada para aplicação com os técnicos administrativos.

Na terceira sessão, o conselho decidiu sobre: aprovação dos relatórios anuais de atividades de 185 professores que enviaram o documento no prazo à Coordenação Acadêmica; aprovação do parecer da conselheira Samira Moretto sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas; aprovação o nome da professora Maria Lucia Marocco Maraschin como Coordenadora Adjunta e Extensão, do Comitê Assessor de Extensão e Cultura do Campus Chapecó.

Na quarta sessão do conselho, a primeira decisão foi aprovar o parecer do conselheiro Fernando Perobelli Ferreira, que votou pela não recomendação da utilização de agrotóxicos sintéticos nas calçadas do Campus. Ainda sobre o assunto, foi deliberado que a Coordenação Administrativa realize um estudo aprofundado que demonstre as possibilidades reais de realização de limpeza dos pavers das calçadas, levando-se em conta o número de terceirizados contratados, maquinário, quantidade de metros quadrados, entre outros métodos que entender pertinentes.

Foi aprovado, por unanimidade, o Relatório da Comissão de Planejamento e Orçamento 2020: Proposta de Rateio de Recursos Descentralizados do Campus Chapecó.

As servidoras Josiana Salete Kempka, representando a Comissão de Matrículas e Análise de Renda, e a servidora Claudete Gomes Soares, representando a Comissão de Homologação Étnico-racial, fizeram uma apresentação aos conselheiros quanto ao funcionamento do processo de matrículas. Demonstraram as fases da matrícula (triagem, conferência de documentação básica, análise de renda, análises de recursos, autodeclaração, análise de recursos da autodeclaração, resultados e matrícula), informaram sobre denúncias recebidas por e-mail e ouvidoria e, ainda, mandatos de segurança, impetrados por candidatos que não conseguem efetivar a matrícula e/ou comprovar a cota na qual se inscreveu. Explicaram que as denúncias são encaminhadas à Secretaria Acadêmica, é realizada coleta das informações iniciais e realizado um breve relato dos documentos existentes e aberto um processo administrativo.