Conselho do Campus Chapecó decide sobre NSO, Assessoria Pedagógica e usina fotovoltaica
Na 2ª Sessão Ordinária do ano, conselheiros decidiram manter o Nível de Segurança Operacional para abril

Publicado em: 25 de março de 2021 10h03min / Atualizado em: 25 de março de 2021 15h03min

Os conselheiros da UFFS – Campus Chapecó, reunidos na 2ª Sessão Ordinária do ano, na terça-feira (23), decidiram, dentre outros entendimentos, manter o Nível de Segurança Operacional (NSO) em 5 para o mês de abril, ou seja, de risco altíssimo. O NSO 5 é o nível mais alto da escala estabelecida pelas resoluções  nº 35/CONSUNI/UFFS/2020 e nº 31/CONSCCH/UFFS/2020.

Fica reiterado, portanto, que a comunidade acadêmica siga as recomendações e os cuidados, conforme as duas resoluções. Ainda, que os membros da comunidade acadêmica pertencente aos grupos de risco e/ou especial ou que se encaixam nas situações que demandam tratamento diferenciado ou isolamento preencham a autodeclaração, disponível no site da UFFS. Os dados da autodeclaração são levados em consideração para o cálculo do NSO, que é realizado mensalmente ou sempre que houver mudança de cenário.

Outras decisões dos conselheiros

Durante a sessão, os conselheiros também aprovaram a criação de uma comissão ampliada para aprimorar a proposta elaborada pela Comissão Permanente de Administração a respeito da criação da Assessoria Pedagógica. Nessa comissão ampliada, participarão membros de todas as comissões permanentes do Conselho de Campus.

Também foi aprovado por unanimidade o parecer feito por outra comissão sobre a instalação da usina fotovoltaica no Campus. A exposição do parecer trouxe várias informações, entendendo não ser possível “reformar a decisão inicial da Direção do Campus referente à instalação da usina fotovoltaica dentro da Área Experimental”, já que sua reversão, nesse momento, traria prejuízos econômicos à Administração Pública.

Segundo o parecer, “no entanto, considerando que a manutenção de tal decisão implica em imposição de impactos negativos, seja pela redução de área, seja por conflitos de uso, sobre o desenvolvimento das atividades fins da Universidade, em especial as atividades de ensino, pesquisa e extensão aos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária e, ainda, que a UF irá produzir ganho econômico para a Universidade, esta Comissão recomenda que sejam adotadas as medidas mitigadoras e compensatórias listadas neste parecer, além de outras que possam, eventualmente, ser apresentadas ao Conselho de Campus.

A Comissão recomenda, ainda, que tais medidas sejam consideradas como prioritárias para a destinação de recursos orçamentários destinados ao Campus e, em especial, aqueles economizados com a diminuição do gasto com energia elétrica e venda da produção excedente”.

O Conselho do Campus Chapecó decidiu, em função do tempo, discutir a minuta das remoções e redistribuições dos técnicos administrativos em educação (TAEs) na próxima sessão.

A sessão completa está disponível no perfil do Facebook da UFFS – Campus Chapecó.