Comissão ligada à Assistência Estudantil terá novos membros
Assistente social do SAE lembra importância da CAAPAE e da participação da comunidade acadêmica para o aprimoramento das ações de Assistência Estudantil

Publicado em: 24 de maio de 2017 12h05min / Atualizado em: 11 de dezembro de 2019 14h12min

A UFFS – Campus Chapecó terá, em breve, uma nova composição da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Assistência Estudantil (CAAPAE). Os interessados em fazer parte da comissão podem entrar em contato pelo caapae.ch@uffs.edu.br.

Também há novidades no número de membros. Com a Resolução nº 06/CONSUNI CGAE/UFFS/2017, a CAAPAE passa a ter dois representantes docentes, dois técnico-administrativos e dois representantes discentes da graduação (todos com seus respectivos suplentes).

A CAAPAE é responsável por debater, avaliar e propor sugestões para a ampliação das ações da assistência estudantil. Além disso, é uma instância deliberativa para os casos de denúncias de recebimento indevido de auxílios socioeconômicos. Cada campus tem sua comissão e existe um fórum para as discussões entre elas, com reuniões anuais.

Para que as denúncias sejam feitas adequadamente – com formalidade, mas mantendo o anonimato de quem denuncia -, está disponível um formulário. Segundo a assistente social do Setor de Assuntos Estudantis (SAE) da UFFS – Campus Chapecó, Michele Batista, é essencial que a comunidade acadêmica compreenda a importância de “subsidiar a comissão com os dados constantes no formulário, pois uma denúncia pode levar ao processamento de algo sério e temos de ter as informações mínimas para iniciarmos as averiguações”.

Segundo ela, a comissão é aberta a participações, mesmo que o professor, técnico ou estudante não seja parte, formalmente, da CAAAE. “A participação é necessária: ajuda a aprimorar o trabalho”, pontua a assistente social.

Michele ressalta que a atuação da  CAAPAE dá legitimidade ao trabalho realizado pelo SAE, “pois é uma instância que acolhe as denúncias de recebimento irregular de auxílios, mas também é um canal aberto com a comunidade acadêmica, no sentido de ampliar e aprimorar as propostas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)”, finaliza.

Saiba mais sobre a CAAPAE aqui no site da UFFS – Campus Chapecó > Assuntos Estudantis.