Campus Chapecó: renovação de cartão e compra de créditos do transporte coletivo são facilitadas

Publicado em: 01 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Estudantes da UFFS – Campus Chapecó que utilizam o transporte coletivo terão mais facilidade para a renovação do cartão e a compra de créditos. Bastará aos estudantes apresentar um documento de identificação.

A mudança foi possível a partir de várias conversas e negociações, iniciadas ainda no segundo semestre de 2015, entre  Coordenação Administrativa, Direção do Campus Chapecó e a empresa Auto Viação Chapecó – que faz a linha 24, que chega à UFFS.  As partes conseguiram chegar a um acordo sobre como serão enviados os dados dos estudantes com matrículas ativas e, portanto, com direito à compra de passes com valor reduzido. As planilhas, futuramente, migrarão para um programa de consulta em tempo real.

Antes, para a renovação do cartão de um semestre para outro ou a compra de créditos com o valor diferenciado, os acadêmicos precisavam juntar uma série de documentos. Dentre eles, o atestado de frequência – o que exigia tempo do próprio estudante e gerava mais trabalho para a Secretaria Acadêmica, que precisava carimbar os documentos de todos os usuários.

Conforme a coordenadora Administrativa da UFFS – Campus Chapecó, Ana Claudia Lara Prado, houve a simplificação das atividades: a partir do envio de uma lista com várias informações dos estudantes com as matrículas ativas, é possível efetuar “a recarga dos passes no cartão apresentando apenas um documento de identificação, eliminando assim o atestado de frequência emitido mensalmente. Outra novidade importante é a possibilidade de compra pela internet". É possível adquirir créditos pelo www.autoviacao.com/vendaonline.

Para a diretora da UFFS – Campus Chapecó, Lísia Ferreira Michels, as ações são muito benéficas aos estudantes. "A importância destes novos procedimentos é a desburocratização da compra de passes para os estudantes que ganham tempo real, bem como a otimização do tempo laboral dos técnicos da Secretaria Acadêmica do Campus Chapecó, que a partir de 2016.2 emitirão o comprovante de matrícula apenas para os calouros. Esta era uma demanda antiga do Diretório Central dos Estudantes, que foi possível resolver a partir deste ano, tendo em vista que a Auto Viação desenvolveu tecnologias para atender estas demandas", destacou.

De acordo com Ana Claudia, 48 horas depois do fim dos períodos de matrículas (sejam rematrículas, primeiras matrículas ou matrículas por processos seletivos de retornos ou transferências), as informações já estarão disponíveis à empresa. Assim, após esse período, os estudantes poderão comprar créditos ou fazer a renovação do cartão.