Campus Chapecó recebe Missão Empresarial da ACIC
Empresários de Chapecó conheceram a estrutura do Campus

Publicado em: 01 de junho de 2017 11h06min / Atualizado em: 01 de junho de 2017 14h06min

Na tarde de quarta-feira (31), o Campus Chapecó recebeu a visita de 23 empresários da cidade de Chapecó que fizeram parte da Missão Empresarial organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Os empresários foram recebidos pela diretora do Campus Chapecó, Lísia Regina Ferreira, pelo vice-reitor, Antônio Andrioli, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol.

Na primeira parte da visita, a diretora do Campus, Lísia Regina Ferreira, apresentou os principais dados do Campus, como as obras e os valores de investimentos. O vice-reitor, Antonio Andrioli, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, também apresentaram dados sobre a UFFS e as pesquisas desenvolvidas nos cursos da Universidade.
Na oportunidade, os empresários puderam conhecer algumas iniciativas promovidas por alguns cursos do Campus. O professor do curso de Administração, Humberto Tosta, apresentou a Incubadora de Negócios – recentemente inaugurada – e a Empresa Júnior do curso.
Também houve a apresentação do professor Adriano Padilha sobre estágios e casos de sucessos desenvolvidos na Ciência da Computação. Já o professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Leandro Bassani, falou sobre os principais eixos de trabalho e pesquisas do curso. E o superintendente de Compras e Licitações, Thiego Rippel Pinheiro, apresentou as principais informações sobre como os empresários podem fornecer seus produtos para a Universidade.

Num segundo momento, os visitantes conheceram sete laboratórios do Campus: Microbiologia, Imonologia e Parasitologia; Propagação de Plantas e Cultura de Tecidos Vegetais, Física dos Solos; Resíduos Sólidos; Central Analítica; Efluentes e Hidroanálise; Geotecnia Ambiental. Em todos os laboratórios, professores responsáveis apresentaram os laboratórios e alguns trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

A Missão
De acordo com o coordenador da Missão Empresarial e diretor de Relações Internacionais da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, a missão foi um projeto desenvolvido dentro da ACIC para aproximar os empresários das instituições de ensino da região, oportunizando parcerias e negócios inovadores. “Muitas vezes o empresariado sai em missões para conhecer universidades de outros países e não conhece as potencialidades das instituições de ensino da cidade e da região”, explicou.
Segundo eles, o grupo terminou a visitação no Campus Chapecó impressionado com a estrutura, principalmente dos laboratórios, e do grande potencial que o conjunto de professores mestres e doutores apresenta dentro da instituição. “Por outro lado, dentro do empresariado também temos potencialidades que podem ser utilizadas pela Universidade, através dos estágios, de parcerias, do desenvolvimento de pesquisas.  Com essa aproximação realizada hoje, todos ganham”, explicou.

Para a diretora do Campus, Lísia Regina Ferreria, a avaliação foi muito positiva, pois muitos dos empresários já esboçaram a vontade de voltar até o Campus e realizar futuras parcerias. “Nosso objetivo de difundir o Campus, os cursos e suas possibilidades, tanto no campo do desenvolvimento de tecnologia, de inovação, quanto no campo das parcerias para estágios, projetos de Extensão e Pesquisa, foram alcançados”, afirmou.