Campus Chapecó recebe envolvidos com Educação Básica e ouve sugestões sobre formação de professores

Publicado em: 18 de agosto de 2016 14h08min / Atualizado em: 04 de janeiro de 2017 11h01min

Na terça-feira (23), todos os envolvidos com a Educação Básica da região terão a oportunidade de darem suas sugestões à UFFS – Campus Chapecó sobre os cursos de licenciatura. Será mais uma fase da I Conferência das Licenciaturas, evento – com várias etapas – que visa levantar contribuições de diversos entes para a construção da Política de Formação de Professores da UFFS.

Professores, diretores, supervisores e demais interessados podem participar. Não é necessário realizar inscrição: basta ir ao Campus Chapecó na terça-feira (23) e se dirigir ao auditório do bloco A a partir das 14h.

O evento faz parte das contribuições do Campus Chapecó ao documento final, que congregará as discussões e sugestões dos cinco campi da UFFS com oferta de licenciaturas. Conforme um dos integrantes do Comitê Organizador do Campus, professor Nedilso Brugnera, a intenção é que este seja o momento da comunidade se expressar. “Queremos ouvir a comunidade regional acerca dos desafios presentes na Educação Básica na perspectiva da formação dos futuros professores”, ressalta.

Além disso, o professor lembra que as mudanças na Educação Básica são muito rápidas. “Por isso queremos ter um diálogo permanente, para que a formação de professores atenda a essas transformações”, pontua.

Para a participação do maior número de interessados possível, membros do COC visitaram as Gerências Regionais de Educação (Gereds) de Concórdia, Seara, Xanxerê, Quilombo, Palmitos e Chapecó. Foram feitos convites, ainda, à Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, ao Fórum Municipal de Defesa da Escola Pública de Chapecó, e à Gered de Maravilha.

Segundo a também membro do COC, pedagoga da UFFS – Campus Chapecó, Dariane Carlesso, o grupo foi muito bem recepcionado em todos os lugares, o que abre ainda mais as possibilidades de diálogo. “Queremos fortalecer as relações com a Educação Básica, algo preconizado pelas Novas Diretrizes Curriculares (NDC)”, completa.

Na UFFS – Campus Chapecó outras duas etapas de discussões já foram realizadas: com professores da própria instituição e com estudantes das licenciaturas. A compilação das ideias, a “tradução” em princípios e a proposição de diretrizes orientadoras serão feitas posteriormente pelo comitê. A plenária final, que reunirá delegados de todos os campi, acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, no Campus Chapecó.