Campus Chapecó realiza campanha “Volta às aulas sem trotes”
Objetivo é conscientizar os estudantes quanto às formas de recepção dos calouros

Publicado em: 02 de março de 2018 00h03min / Atualizado em: 02 de março de 2018 16h03min

Para garantir que o momento de chegada dos novos estudantes no Campus Chapecó seja tranquilo e só de boas lembranças, o Grupo de Trabalho “Sua Voz, Nossa Voz” - que trata sobre questões de gênero, sexualidades e violências - em parceria com o Setor de Assuntos Estudantis (SAE), discutiu a demanda da Coordenação Acadêmica para evitar os trotes no Campus.

Ainda no final do ano passado, foram realizadas reuniões com os Centros Acadêmicos para relembrar que o Regulamento da Graduação veda toda e qualquer atividade/manifestação que atente contra os objetivos e princípios que regem a recepção aos acadêmicos, entre estes, de forma especial, o “trote”. Além disso, o Regulamento entende por trote toda a ação que promova e/ou cause coação ou agressão física, moral ou qualquer outra forma de constrangimento à pessoa, assim como qualquer ação que resulte em atos lesivos ao patrimônio público ou privado.

Assim, como forma de conscientizar os estudantes, foi criada a campanha “Volta às aulas sem trote”, que, de acordo com a psicológa do SAE, Amanda Trindade Castro da Silva, é uma forma de evitar que algo grave possa acontecer. “Os calouros não sabem o que podem ou não fazer, assim como não sabem os seus direitos. Então, estamos orientando que, se algo violento acontecer, as denúncias devem ser feitas à Ouvidoria da UFFS. Também faremos novas intervenções com os CAs e o DCE, além do envio de um e-mail aos alunos orientando a recepção e o acolhimento”, explicou.

Para Amanda, é essencial lembrar que os estudantes veteranos já foram calouros e passaram por dificuldades. “Vamos receber bem os calouros, para que se sintam acolhidos, especialmente nesse momento que representa um processo de mudança tão significativo. Esse é um momento importante para as relações e para que calouros e veteranos se conheçam”, afirmou.