Campus Chapecó faz mais uma ação contra a Covid-19
Produção de álcool 70° ou álcool em gel para entrega a serviços de saúde iniciará em breve

Publicado em: 17 de abril de 2020 12h04min / Atualizado em: 17 de abril de 2020 15h04min

A UFFS – Campus Chapecó movimenta servidores e a comunidade para contribuir na batalha contra a Covid-19 em mais uma frente. A Instituição, que tem laboratórios apropriados, quer produzir álcool  líquido 70° ou em gel – para doar a serviços de saúde.

Para tal, foi publicada a Portaria nº 06/DIRCH/UFFS/2020, que designa a equipe responsável pela produção. O grupo seguirá às recomendações da Vigilância Sanitária, como questões de higiene e a colocação de informações no rótulo conforme o padrão.

Conforme explica a professora Gabriela Gonçalves de Oliveira, que coordena o grupo, houve a dispensa do registro na Anvisa de empresa produtora de substâncias domissanitárias. “Obviamente precisamos seguir as diretrizes da Vigilância Sanitária”, ressalta ela.

Portanto, todos os regramentos da Anvisa serão seguidos. As normas estão nos seguintes documentos: Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, Orientações Gerais para Produção de Formulações Antissépticas Alcoólicas, Nota Técnica nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA e Resolução – RDC nº 350, de 19 de março de 2020. O responsável técnico pela produção será o servidor Marcelo Crizel, cuja formação é em Química Industrial.

A produção, em princípio, de 1,75 mil litros, deve começar em breve. Segundo ela, empresários locais doaram 3,5 mil garrafas PET e o material já está no campus.

Ainda faltam insumos para a produção do álcool em gel. Se não for possível, de acordo com a professora Gabriela, a equipe produzirá álcool líquido 70°, que possui a mesma finalidade – assepsia das mãos –  embora seja mais comumente utilizado para a limpeza de superfícies. A Instituição está encaminhando a compra de álcool etílico 96° GL.

Diante da pandemia da Covid-19 e do uso intensivo dos materiais, alguns insumos estão em falta no mercado. Segundo o Engenheiro Químico Odinei Fogolari, para a produção de álcool gel 70° INPM, são necessários: álcool etílico 96° GL, Carbopol 940 (ou carbômer 980)  – corresponde ao polímero formador do gel – e AMP 95 Aminometil propanol (ou trietanolamina), neutralizante. Já para o álcool líquido 70°, é preciso apenas o álcool etílico 96° GL.

Empresas ou pessoas que quiserem fazer doações para a produção pode entrar em contato com cord.adm.ch@uffs.edu.br ou diretor.ch@uffs.edu.br.